Secretário regional da Saúde levou ontem proposta ao Conselho de Governo

 

O Governo Regional está empenhado em melhorar os hábitos alimentares dos madeirenses, no sentido de combater o aparecimento de doenças graves como é a diabetes.

 

Esta intenção foi deixada ontem na abertura das XIII Jornadas de Diabetes da Madeira pelo secretário regional da Saúde, João Faria Nunes, ao lembrar que ia levar ao Conselho de Governo a proposta que defende a disponibilização de alimentos saudáveis nas máquinas de venda automática em espaços públicos (como já acontece no continente).

 

A ideia, explicou, é retirar destas máquinas alimentos com excesso de sal, açúcar e gorduras, substituindo-os por alimentos saudáveis.

 

Partindo da importância de uma alimentação saudável na prevenção de doenças como é a diabetes, o responsável pela organização destas jornadas, o médico endocrinologista Silvestre Abreu, aproveitou, por sua vez, para falar do “flagelo” que é atualmente a diabetes, salientando que em todo o mundo existem 415 milhões de diabéticos e que há uma estimativa que aponta para que em 2040 haja 642 milhões.

 

Além disso, revelou, «em cada seis segundos morre uma pessoa com diabetes e uma em cada 11pessoas adultas tem diabetes».

 

Portugal, destacou, «não escapa a esta realidade» e a prevalência é de 13,1% da população entre os 20 e os 39 anos de idade, atingindo mais de um milhão de portugueses. ~

 

Silvestre Abreu recordou também que 10% por cento do orçamento da Saúde é gasto com a diabetes, sugerindo, por isso, a existência de mais políticas de prevenção no combate desta pandemia.

 

Lúcia M. Silva

 

Fonte: Jornal da Madeira