Manuel Sobrinho Simões, considerado um dos mais importantes patologistas do mundo e cientista na área das doenças oncológicas, esteve ontem na Escola Secundária Jaime Moniz para abordar “A importância das Ciências no Ensino Básico e Secundário”, numa palestra promovida pela Secretaria Regional de Educação.

 

Mais tarde, foi o orador da conferência “Doenças Oncológicas do Século XXI: Desafios e Oportunidades”, promovida pelo núcleo da Madeira da Liga Portuguesa Contra o Cancro.

Neste último, Sobrinho Simões expressou que «os cancros são seres vivos como nós, são organismos vivos». Daí que a pergunta que se coloca «é como diagnosticar precocemente e, se não o conseguirmos fazer, como é que o podemos tratar, sem dar cabo de nós». Para o especialista esse é o «grande desafio».

Ricardo Sousa, do núcleo regional da Liga, explicou que apalestra insere-se no 30º aniversário da associação. Serão organizadas outras palestras e para novembro será com o especialista em cancro da próstata, Belmiro Parada.

No Liceu, Sobrinho Simões defendeu a importância do ensino e da formação. «Em Portugal, ou percebemos que a educação e a formação é a coisa mais importante, ou estamos desgraçados». Considerou que deve ser incutido nos alunos o hábito de questionar, de «aprender em profundidade». Quanto às ciências no ensino, o orador apontou exemplos em que o ser humano tem semelhanças com outros seres. «Quando vamos ver os brócolos, eles têm 20% de homologia connosco. Quando estamos a comer brócolos, estamos a comer primos afastados», brincou.

 

Fonte:Jornal da Madeira