A abordagem à saúde mental deve ser feita desde cedo, começando com a educação para a temática ainda nas escolas. O trabalho multidisciplinar e o envolvimento da comunidade neste assunto é crucial para o sucesso do tratamento da doença mental.

Saúde Mental está em debate na Casa de Saúde São João de Deus

 

A abordagem à saúde mental deve ser feita desde cedo, começando com a educação para a temática ainda nas escolas. O trabalho multidisciplinar e o envolvimento da comunidade neste assunto é crucial para o sucesso do tratamento da doença mental. A temática está a ser debatida por diversos psicólogos na conferência ‘Saúde Mental e Comunidade: uma perspectiva integrada’, que decorre até amanhã, na Casa de Saúde São João de Deus.

 

O Bastonário da Ordem dos Psicólogos mostrou-se satisfeito por ver o crescente interesse e debate sobre a saúde mental, mas reafirmou que é necessário que toda a comunidade esteja empenhada no diagnóstico precoce associado a doenças do foro mental. Telmo Baptista defendeu que as crianças devem ser as primeiras a ser sensibilizadas para a temática, começando a ser educadas sobre o tema ainda na escola.

 

Também a presidente do IASAUDE afirmou ser crucial que existam equipas multidisciplinares alerta para o diagnóstico precoce. Assim, Ana Nunes referiu que a nova rede de cuidados primários, através do Conselho Técnico para a Saúde Mental, será responsável por traçar planos sob os quais deve assentar a política para a saúde mental.

 

Fonte: Diário de Notícias