Descrição
Criação do Projeto "Joga Pela Vida", numa parceria entre o Instituto de Administração dos Assuntos Sociais (IASAÚDE, IP RAM), através do Serviço de Prevenção de Toxicodependência (SPT), e a Associação Desportiva da Camacha (ADC). A Associação Desportiva da Camacha reuniu com o SPT de forma a desenvolver um conjunto de iniciativas de sensibilização para a prevenção das toxicodependências e ação de formação aos seus treinadores/ monitores.
A Associação Desportiva da Camacha, no seguimento da ação de formação “Desporto na Prevenção – IDRAM”, na qual esteve presente o seu coordenador de futebol, encetou uma reunião com o SPT, de forma a deliberar estratégias para futuras atividades de cariz preventivo e de sensibilização junto da população em geral, e de crianças e jovens em particular.
Neste sentido, disponibilizou-se para colocar uma lona com uma mensagem preventiva “Mergulha no Desporto…Emerge na vida” no campo da AD Camacha, que pôde ser observada pelos adeptos durante os jogos em casa e pelos seus atletas durante os treinos.
Nos jogos em casa da equipa sénior, a lona esteve presente no momento da apresentação das 2 equipas ao público. De referir ainda que os jovens que transportaram a lona, apresentaram t-shirts com a frase preventiva supracitada.
O clube juntamente com o SPT, elaborou um conjunto de afirmações (mitos/verdades) sobre as substâncias psicoativas, que foram colocados no início de cada semana no site da AD Camacha (http://www.adcamacha.net/) e em que os seus visitantes votavam até ao fim-de-semana no momento do jogo da equipa sénior (casa ou fora).
A resposta foi sempre dada através do site no dia seguinte ao jogo da equipa sénior por um jogador das camadas jovens das equipas da AD Camacha através de uma filmagem pré gravada.
Foi ministrada a ação de formação na área da prevenção das Toxicodependências, semelhante à do IDRAM, a cerca de 20 treinadores do Clube, num total de 25 horas.
O Clube predispôs-se ainda a desenvolver atividades lúdico preventivas entre Pais e filhos (atletas do clube).
Objetivo
Parceiros
Horizonte Temporal
setembro 2011 - maio 2012
Notícias
http://www.dnoticias.pt/actualidade/madeira/303044-ad-camacha-promove-prevencao-contra-as-drogas
Fotos
Segundo Martin (1995), “processo ativo de implementação de iniciativas tendentes a modificar e a melhorar a formação integral e a qualidade de vida dos indivíduos, fomentando o autocontrolo individual e a resistência coletiva face à oferta de drogas”.
Toda e qualquer substância psicoativa proibida por lei.
São drogas cuja produção, uso e comercialização são permitidos por lei, como exemplo temos as bebidas alcoólicas e o tabaco. Apesar da sua legalidade, a quantidade, a frequência e a quantidade do seu uso podem causar danos na saúde do indivíduo.