Descrição:
É um projeto de intervenção comunitária que prevê o desenvolvimento de um conjunto de iniciativas preventivas ajustadas à realidade sócio cultural e abrangendo diferentes públicos-alvo.
Incidirá na comunidade nomeadamente, meio familiar e escolar.
Objetivos:
Geral: Desenvolver o projeto de prevenção dos comportamentos aditivos e dependências: “Viver a Prevenção em Santo António”, junto das entidades parceiras da freguesia.
Específicos: Promover e reforçar os fatores de proteção e minimizar os fatores de risco associados ao consumo de substâncias psicoativas em contexto comunitário, escolar e familiar;
Prevenir o consumo de álcool, tabaco e outras drogas junto da população;
Sensibilizar a comunidade (escolas e famílias) para a adoção de comportamentos e estilos de vida saudáveis.
Parceiros: Junta de Freguesia de Santo António; Instituto de Segurança Social; Sociohabita Funchal; Investimentos Habitacionais da Madeira (IHM); Escolas Básicas da Comunidade; Clubes desportivos da Comunidade; Centro Social e Paroquial de Santo António.
Horizonte temporal: Desde 2017 - Em execução
Segundo Clayton (1992), “um atributo ou caraterística individual, condição situacional e/ou contexto ambiental que inibe, reduz ou atenua a probabilidade de uso/abuso de drogas”.
Segundo Clayton (1992), “um atributo ou caraterística individual, condição situacional e/ou contexto ambiental que aumenta a probabilidade de uso/abuso de drogas”.
Planta da qual é extraída a nicotina, principal substância do tabaco. Possui alto poder aditivo, prejudica a digestão, causa taquicardia, da pressão arterial e da frequência respiratória e provoca tremores, insónia, náusea, diarreia, vómitos, cefaleia, tontura, fraqueza, dor no peito e sérios danos ao sistema respiratório, pode ocasionar doenças como pneumonia, enfisema pulmonar e infecção das vias respiratórias. O tabaco apresenta ainda várias substâncias que podem causar cancro em diversas partes do corpo, como boca, esófago, laringe, pulmão, rins, pâncreas e bexiga. O fumo do cigarro pode contribuir para o surgimento de cancro e doenças respiratórias até mesmo em pessoas que não fumam, mas convivem com fumadores. A maioria dos fumadores começa a fumar durante a adolescência. Além da nicotina, o cigarro contém um grande número de substâncias tóxicas, como o alcatrão e o monóxido de carbono.