Decorreu hoje, 16 de outubro - data em que se assinala o Dia Mundial da Alimentação -, a apresentação dos resultados do Estudo dos Hábitos Alimentares da População Adulta da RAM, assim como a apresentação da Estratégia Regional de Alimentação Saudável e Segura (ERPASS). O evento teve lugar no Salão Nobre do Governo Regional da Madeira e contou com a presença do Secretário regional da Saúde.

A Organização Mundial da Saúde designou o dia 10 de Outubro como o Dia Mundial da Saúde Mental. Este ano sob o mote “Dignidade em Saúde Mental”. O IASAÚDE, através da UCAD associa-se e esta efeméride, através da realização de algumas actividades de carácter preventivo no âmbito dos comportamentos aditivos e dependências.

Decorreu entre os dias 21 de junho e 21 de setembro de 2018 a 2ª edição da Campanha “+ Verão … sem drogas”. Esta campanha assenta em parcerias com várias entidades regionais e nacionais - públicas e privadas - e incide nos contextos recreativos (arraiais, festivais e festas temáticas).

 
Download this file (31 Funchal.pdf)31 Funchal.pdf137 kB

O Dia Mundial da Saúde Mental comemora-se a 10 de outubro, data assinalada com uma marcha no centro do Funchal - iniciativa resultante de uma parceria entre a Casa de Saúde Câmara Pestana, a Casa de Saúde S. João de Deus e o Centro de Reabilitação Psicopedagógica da Sagrada Família, apadrinhada pela Secretaria Regional de Saúde -, e que contará com a participação do Secretário Regional da Saúde.

A Marcha pela Saúde Mental terá início às 14h30, com início na Praça do Povo, passando pela Placa Central e terminando junto à Igreja da Sé.

Decorreu no dia 27 de setembro, nas instalações do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, em Lisboa, mais uma reunião do Grupo Coordenador do Inquérito Nacional de Saúde com Exame Físico (INSEF). Nesta reunião esteve presente o IASAÚDE, IP-RAM, em representação da Região Autónoma da Madeira - uma das sete regiões participantes no estudo -.

A iniciativa teve como principal objetivo fazer um ponto de situação em relação à utilização dos dados e amostras do INSEF 2013-2016 e à divulgação dos resultados obtidos, assim como a realização de estudos futuros.

 

 

 

No dia 24 de Setembro de 2018 realizam-se as Primeiras Jornadas Atlânticas para a Dissuasão da Toxicodependência, um evento promovido pela Secretaria Regional da Saúde sobre as temáticas da Descriminalização do Consumo de Substâncias Psicoativas Ilícitas, Saúde Mental, Dependências e Intervenção em Dissuasão. 

Estas Jornadas - cuja organização é coordenada pela Comissão para a Dissuasão da Toxicodependência da Região Autónoma da Madeira -, têm lugar no Auditório do Comando Regional da Madeira da Polícia de Segurança Pública e dirigem-se a órgãos de polícia criminal, profissionais de saúde, de educação e de serviço social.

No dia 19 de setembro de 2018, o Secretário Regional da Saúde - acompanhado pelo presidente do IASAÚDE -, efetuou uma visita de trabalho ao Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo para agradecer o trabalho de cooperação que o Instituto Ricardo Jorge tem desenvolvido com a Madeira, assim como perspetivar novas áreas de colaboração, nomeadamente ao nível da entomologia, alimentação e nutrição, biossegurança e genética humana.

 

Fonte: INSA

A Câmara Municipal de Câmara de Lobos organiza um evento aderente à Campanha + Verão Sem Drogas (no dia 31 de agosto, das 16h às 23h, nos Jardins do Ilhéu) para comemorar o Dia Internacional da Juventude.

Liderado pelo IASAÚDE-IP-RAM e desenvolvido em parceria com múltiplas entidades regionais, o projeto #Vibes4u NoDrugs terá uma equipa de intervenção no local. Esta intervenção preventiva tem o objetivo de sensibilizar a população jovem para os riscos da experimentação, do uso e do abuso e policonsumo de substâncias psicoativas lícitas e ilícitas, no sentido da prevenção destes comportamentos.

Liderada pelo IASAÚDE-IP-RAM e desenvolvida em parceria com múltiplas entidades regionais, no âmbito do projeto #Vibes4U NoDrugs, será desenvolvida uma atividade preventiva no Arraial de São Vicente, na noite de 25 de agosto.

Esta intervenção tem o objetivo de sensibilizar para os riscos da experimentação, uso, abuso e policonsumo de substâncias psicoativas lícitas e ilícitas, bem como, para os riscos associados e consequências inerentes à condução sob o efeito dessas substâncias.

Decorre a 23 de agosto, das 10h às 12h nas instalações da Associação Reinventa, uma ação de sensibilização dinamizada pelo IASAÚDE, IP-RAM, através da UCAD.

Esta ação versa a prevenção de comportamentos de risco na adolescência e é dirigida a 25 jovens dessa Associação.