O tempo é de mobilização e de ação, com o apoio sustentado das Ciências da Nutrição, garantia de adoção de hábitos alimentares adequados às necessidades, aos ritmos e às tendências dos nossos tempos, em meio urbano.

 

DGS propõe aumento do preço mas decisão depende agora do Governo.

 

Em declarações à Lusa, a diretora do Programa Nacional para a Prevenção e Controlo do Tabagismo (PNPCT) disse que a proposta de aumento do preço “já foi feita, mas carece de uma decisão que não está ao nível da DGS”.

 

III Corrida dos Homens realiza-se no próximo dia 22 de novembro, sexta-feira, pelas 18 horas, com concentração junto da Sé do Funchal, uma organização do Núcleo Regional da Madeira da Liga Portuguesa Contra Cancro em parceria com a Associação de Atletismo da Madeira.

 

 “A ideia de diminuir os cigarros fumados e ficar a fumar ‘só depois das refeições e do café’ não é realista”, alerta o pneumologista.

 

Multiplicam-se as campanhas, os alertas, as certezas de que o tabaco mata. Ainda assim, de acordo com a OMS, morrem cerca de oito milhões de pessoas por ano devido aos cigarros.

 

Uma técnica de esterilização de mosquitos masculinos com radiação será testada em breve como parte de um esforço.

 

OMS explicou, em comunicado, que a Técnica de Esterilização de Insetos (SIT, na sigla em inglês) é uma espécie de contraceção para insetos, num processo que envolve largas quantidades de mosquitos masculinos esterilizados em laboratório e depois libertados.

 

A idade média das mulheres ao nascimento do primeiro filho voltou a aumentar, sendo agora de 29,8 anos. Na Área Metropolitana de Lisboa, 22% dos bebés de 2018 nasceram fora do casamento e sem coabitação dos pais.

 

Estatísticas demográficas do INE relativas a 2018 confirmam tendências registadas nos anos anteriores. Saldo natural negativo é o maior dos últimos anos, reflectindo o profundo envelhecimento da população portuguesa. E a emigração qualificada voltou a aumentar.

 

Ser ou não ser… Ser fumador ou ser NÃO fumador! Esta é uma importante questão para todos nós. Para cada um e para todos, porque a resposta que cada um dá a esta questão tem consequências para todos.