Decorreu entre os dias 09, 10 e 16 de outubro, a formação profissional “Gestão de Conflitos e Relações Interpessoais” destinada aos profissionais dos organismos e serviços sob tutela da Secretaria Regional de Saúde e Proteção Civil da RAM. O Instituto de Administração da Saúde, IP-RAM foi a entidade responsável desta ação.

As relações interpessoais no local de trabalho são um fator importante para a saúde e para o bem-estar, sendo a forma como se lida com o conflito um aspeto essencial para o bom relacionamento entre colegas e chefias e para o bom funcionamento de qualquer entidade.

A formação dotou os formandos de conhecimentos básicos de comunicação, fontes e formas de lidar com conflitos, através do recurso a técnicas pedagógicas como o debate, o trabalho individual e as dinâmicas de grupo. Através destas estratégias e ferramentas adquiridas, os formandos estarão mais capacitados a melhorar as relações interpessoais, bem como gerir os conflitos assertivamente, quer em contexto pessoal, quer em contexto profissional.

Esta foi a primeira iniciativa inserida no âmbito da calendarização das ações de formação para os profissionais afetos à Secretaria Regional de Saúde e Proteção Civil. As próximas iniciativas compreendem as áreas de contabilidade e fiscalidade, gestão e administração, direito e informática na ótica do utilizador.

O IASAÚDE, IP-RAM é a entidade responsável por assegurar a formação intersectorial da SRS, com o intuito de contribuir para a melhoria contínua e a respetiva valorização e qualificação profissional dos recursos humanos da tutela.