Implementado a 1 de outubro de 2019, data em que se celebra o Dia Internacional do Idoso, o Programa "+Visão Seniores”, concretizado pelo Instituto de Administração da Saúde, IP-RAM (IASAÚDE, IP-RAM), contempla mais de 2.100 beneficiários da Região Autónoma da Madeira.

Dirigido a pessoas com 65 ou mais anos, que auferem de pensão inferior a 1,5 do valor do IAS (atualmente, cerca de 720 euros), este programa tem por objetivo apoiar esta faixa da população, através da atribuição de uma comparticipação de 150 euros, na compra de óculos (aros e/ou lentes), nas óticas aderentes, estabelecidas nos vários concelhos da Região.

 

A medida tem sido bem acolhida pelos beneficiários que destacam a facilidade com que é possível aceder ao Programa: “Este é um apoio importante”, realçou Maria Silva, de 74 anos, utente do Serviço Regional de Saúde (SRS), reforçando que “as despesas são muitas e as pensões são baixas”, assim como o  facto de ter recebido a comparticipação de forma imediata, no momento da aquisição dos óculos.

 

Este programa pode ser usufruído pelos utentes do SRS e também pelos beneficiários da ADSE e dos vários subsistemas de saúde.

Nestes quatro anos, o valor global de comparticipação do IASAÚDE, IP-RAM ascendeu aos 310 mil euros.

 

O Programa "+Visão Seniores" conta, atualmente, com 12 Óticas aderentes, num total de 28 lojas, em diferentes concelhos da Região. A lista pode ser consultada no site institucional do IASAÚDE, IP-RAM, em www.iasaude.pt.