O Governo Regional da Madeira aprovou, em Conselho de Governo, a implementação do Programa de Saúde “+Sorriso”.  Esta medida, com início no mês de outubro, será assegurada pelo Instituto de Administração da Saúde, IP-RAM (IASAÚDE, IP-RAM), e revela-se como um novo apoio na área da saúde oral. O Programa “+Sorriso” irá permitir o acesso igualitário aos cuidados ortodônticos, das crianças e jovens da Região, com idades compreendidas entre os 10 e os 16 anos (inclusive), mediante a comparticipação imediata para a colocação de aparelhos fixos e/ou removíveis.

 

“A saúde oral é um indicador-chave da saúde em geral, em qualquer idade”, realça o Presidente do Conselho Diretivo do IASAÚDE, IP-RAM, Bruno Freitas, salientando que “a boa saúde oral assume um papel relevante na promoção da saúde, contribuindo positivamente para a autoestima e bem-estar individual e também no relacionamento interpessoal”.

Bruno Freitas sublinha que “este é mais um apoio enquadrado no financiamento da saúde com o objetivo de reduzir as despesas das famílias”, indo ao encontro daqueles que foram os compromissos assumidos pelo Governo Regional nesta matéria e dos objetivos inscritos na Estratégia Regional para a Promoção da Saúde Oral, designadamente a diminuição da prevalência e a incidência das doenças orais da população da Região Autónoma da Madeira.

O “Programa + Sorriso” concede a comparticipação nos cuidados ortodônticos, quer no valor das consultas de avaliação e controlo, quer no valor dos aparelhos fixos e removíveis, num apoio que poderá chegar aos mil euros, abrangendo também aqueles que já iniciaram tratamento, com a comparticipação das restantes despesas.

Um montante que, conforme refere Bruno Freitas, “é significativo no volume total dos encargos das famílias, sobretudo numa altura em que se verifica um maior aumento do custo de vida”, adiantando que o valor total do programa ascende aos 4,7 milhões de euros.

A utilização de aparelhos ortodônticos tem demonstrado ser eficaz no tratamento de diversos problemas ortodônticos em crianças, tendo em conta que contribuem para a correção da posição dos dentes, para o ajustar da mordida, bem como para a melhoria da harmonia facial.

Para beneficiarem deste apoio, os utentes devem deslocar-se a um médico dentista ou clínicas dentárias da Região aderentes ao programa, apresentando o cartão do cidadão. O valor de comparticipação é atribuído no ato da prestação dos cuidados. Para tal, o IASÁUDE, IP-RAM irá disponibilizar aos prestadores uma plataforma online, que poderá ser acedida também pelos utentes.

Neste momento estão a decorrer o processo de adesão dos médicos e estabelecimentos prestadores de cuidados dentários na RAM.

 

 

Clique na imagem para ver o vídeo do Programa +Sorriso