Foi publicada em Jornal Oficial da Região (JORAM), a Resolução do Conselho do Governo Regional n.º 732/2023, de 05 de julho, que determina a atualização do valor das diárias de internamento pagas às Casa de Saúde da RAM, um reforço do apoio financeiro, concedido pelo Governo Regional da Madeira, através do Instituto de Administração da Saúde, IP-RAM (IASAÚDE, IP-RAM), que tem efeitos retroativos a 1 de janeiro deste ano.

 

A atualização deste apoio financeiro corresponde a um aumento de 7,5% no valor das diárias de internamento, fixando-se, assim, nos 52,18 euros para as três Instituições de saúde mental, nomeadamente, Casa de Saúde de São João de Deus, pertencente ao Instituto São João de Deus, Casa de Saúde Câmara Pestana e Centro de Reabilitação Psicopedagógico da Sagrada Família, ambos pertencentes ao Instituto das Irmãs Hospitaleiras do Sagrado Coração de Jesus. No que diz respeito à diária de internamento da Unidade de Pedopsiquiatria de São Rafael, pertencente às Irmãs Hospitaleiras, o valor ascende aos 88,20 euros, refletindo um aumento de 2,5%.

 

Neste setor, o Governo Regional tem realizado a atualização ponderada e gradual do valor das diárias de internamento, em concordância com o momento socioeconómico presente, por forma a fazer face às necessidades inerentes à prestação de cuidados de saúde mental dos utentes da Região. Ao mesmo tempo, a cooperação bilateral existente entre o Governo Regional e as Casas de Saúde, no âmbito dos acordos de cooperação para a prestação de cuidados de saúde mental celebrados, reflete o compromisso assumido na promoção da saúde mental na RAM, através da prestação de cuidados e assistência de qualidade, sendo este um investimento de suma importância para a valorização e reforço do Serviço Regional de Saúde.

 

Entre 2019 e 2022 foram assistidos, em regime de internamento, mais de 8 mil utentes nas três Instituições, as quais disponibilizam um total de 783 camas.