Desde a sua abertura, em abril de 2022, o Balcão de Apoio ao Utente, serviço disponível no Instituto de Administração da Saúde, IP-RAM (IASAÚDE, IP-RAM), já realizou o atendimento de mais de 8 mil e 400 utentes do Sistema Regional de Saúde.

Os dados apontam para uma média de 565 atendimentos por mês, o que corresponde a 26 atendimentos por dia. Os pedidos de informação geral no âmbito do Serviço Regional de Saúde levam a maior fasquia com 77%, ficando 14% relacionados com outros assuntos, sendo que os esclarecimentos adicionais sobre os diferentes Programas de Saúde disponíveis, nomeadamente “Kit Bebé”, “+Visão Seniores”, “+Visão Crianças e Jovens” e “Programa para a Promoção de uma Gestação Saudável” somam 9% dos atendimentos realizados.

A existência do Balcão de Apoio ao Utente tem permitido “estabelecer uma maior relação de proximidade com o utente”, conforme adiantou Bruno Freitas, Presidente do IASAÚDE, IP-RAM, “com este serviço realizamos um atendimento mais personalizado e adequado às necessidades de informação e esclarecimentos dos utentes. Apostamos na formação contínua dos nossos profissionais para que detenham sempre conhecimentos atualizados, por forma a prestar um serviço mais eficiente e diferenciado, e isso tem-se refletido no crescimento que temos sentido na procura deste serviço”.

O Balcão de Apoio ao Utente está disponível entre as 09h00 e as 13h00 e das 14h00 às 16h00, no edifício sede do IASAÚDE, IP-RAM e não necessita de agendamento prévio.