As obras no Centro de Saúde do Bom Jesus decorrem “a velocidade de cruzeiro”, como considerou, esta manhã, o secretário regional da Saúde, que efetuou uma visita a esta unidade de saúde.

O projeto vai incluir um refeitório, pedido pelos funcionários, como se pôde verificar na visita, que contou com a presença da presidente do conselho de administração do SESARAM. Um espaço que, garante Pedro Ramos, não vai onerar o projeto, que ficará concluído no segundo trimestre deste ano.

 

Garantindo que o centro de saúde já tem as valências necessárias para a atividade a nível da Medicina Geral e Familiar, Pedro Ramos adiantou que a unidade de saúde terá mais médicos. “A partir de abril, dos 12 médicos que vão ser formados, quatro virão para este centro de saúde, com o objetivo de aumentarmos a nossa capacidade de resposta em termos de lista de utentes”. Estão colocados nesta infraestrutura 24 médicos, 105 enfermeiros, cinco médicos dentistas, 50 assistentes técnicos e operacionais.

 

 “Estamos já satisfeitos com esta lotação, mas queremos sempre melhorar. E, como este ano é um ano em que vai haver contratualização ao nível de recursos humanos, não só na área médica, mas também nas áreas da enfermagem e de assistentes operacionais”, disse Pedro Ramos, acrescentando que, “com a vinda de mais elementos, o SESARAM terá oportunidade de fazer uma nova redistribuição em todas as áreas de modo a que a prestação seja cada vez melhor.

 

Quanto ao refeitório, Pedro Ramos realçou que foi atendido o pedido dos funcionários, estando o espaço já contemplado na planta do ‘Bom Jesus’.

 

Saliente-se que, este momento, estão a decorrer obras no 2º e 3º pisos do centro de saúde. “Estamos satisfeitos porque, de facto, as condições serão muito melhores para os profissionais e para o atendimento à população”, afiançou Pedro Ramos.

 

O governante reconheceu que as obras no ‘Bom Jesus’ passaram por um “longo período. O contrato já foi assinado há algum tempo, houve necessidade de fazer ajustes dois anos depois. Começamos o projeto em 2014, mas em 2016 tivemos de promover algumas alterações, mas felizmente que tudo está agora em velocidade de cruzeiro”, de modo a que “no segundo trimestre deste ano, o Centro de Saúde do Bom Jesus terá uma cara nova”, assegurou.

 

Paula Abreu 

 

In “JM-Madeira”