SESARAM vai contratar 12 profissionais já no próximo mês

 

Em dois anos foram contratados 40 médicos para reforçar cuidados primários. Pedro Ramos promete manter aposta.

O Serviço de Saúde da Região (SESARAM) promete continuar a apostar nos cuidados primários e, para tal, reforçar os recursos humanos nessa área.

 

De acordo com o secretário regional da Saúde, nos últimos dois anos foram contratados 40 profissionais para medicina geral e familiar, sendo que no próximo mês entrarão ao serviço outros 12 médicos.

 

A garantia foi deixada por Pedro Ramos, esta sexta-feira, nas III Jornadas de Nefrologia, que juntou no Hotel Meliã cerca de 170 profissionais.

 

Na oportunidade, o secretário avançou ainda que, nos próximos anos, o SESARAM irá abrir sempre 13 vagas por ano, precisamente para dar mais cobertura aos cuidados de saúde primários.

 

Pedro Ramos, reconhece que, apesar do investimento que tem sido feito em recursos humanos, ainda existem assimetrias na Região. “Existem zonas com défice e outras que ultrapassam a média”, transmitiu, sublinhando que o investimento do Governo Regional para a área da Saúde tem vindo a aumentar, de forna a satisfazer ao máximo as necessidades da população.

 

O governante lembrou que só este ano o orçamento regional reserva 350 milhões de euros para a Saúde, ao passo que, nos últimos cinco anos, o orçamento para a área totalizou um orçamento regional de 2 mil milhões de euros.

 

Pedro Ramos defende que o sucesso na área da Saúde depende muito da intervenção precoce, sendo o caso das doenças renais um exemplo disso mesmo.

 

Aproveitando o evento, e o facto de estarmos na semana em que se assinala o Dia Mundial do Rim, o secretário regional da Saúde referiu que neste momento estão a ser acompanhados, na Madeira, um total de 434 doentes renais crónicos, dos quais 251 doentes em hemodiálise, 27 em hemodiálise peritoneal e 156 com transplante renal.

 

Susy Lobato

In "JM-Madeira"