Cerca de duas centenas de utentes já recorreram à consulta extraordinária instalada em três centros de saúde do Funchal para fazer face ao aumento das infeções respiratórias, indicou hoje o secretário regional da Saúde.

"Assim conseguimos humanizar, observar mais precocemente os pacientes e reduzir também os tempos de espera em períodos em que há maior afluência", disse Pedro Ramos, durante uma visita às unidades, onde a consulta funciona todos os dias úteis, das 14:00 às 20:00.

 

O novo serviço entrou em funcionamento em 10 de janeiro e faz parte do Plano de Contingência para o Inverno, sendo as equipas constituídas por um médico, um enfermeiro e um assistente técnico.

 

O secretário regional da Saúde indicou, por outro lado, que até hoje não há qualquer paciente internado com diagnóstico por gripe nas unidades hospitalares públicas, sendo que a doença ainda não atingiu o pico na Região Autónoma da Madeira.

 

"O boletim epidemiológico referente à primeira semana de janeiro indica que, no que diz respeito à gripe, estamos num período de tendência crescente, mas o pico está a aproximar-se e deve acontecer no final de janeiro", esclareceu.

 

Pedro Ramos disse ainda que a campanha de vacinação contra a gripe está a correr bem e que 40% dos profissionais de saúde já foram vacinados, bem como 53% da população com mais de 65 anos.

 

"No total, foram vacinadas 40 mil pessoas e temos um stock da vacina adequado", realçou, indicando que a média de vacinação é de quatro centenas de pessoas por semana.

 

 

In “JM-Madeira”