Tem o alto patrocínio da Presidência da República e decorre na Madeira e no Porto Santo

 

O Primeiro Congresso de Emergência Médica Pré-Hospitalar a decorrer na Madeira e realizado em conjunto pela Secretaria Regional de Saúde, o Serviço Regional de Proteção Civil e o Instituto Nacional de Emergência Médica está agendado para os próximos dias 15, 16 e 17 de novembro, com a presença de palestrantes regionais, nacionais e internacionais, num total de 30. ‘Este mar que nos une’ é o lema do evento de Saúde que decorrerá no próximo mês.

 

É um congresso que “agrada imenso ao secretário regional da Saúde não só por debater temas de extrema importância para o setor como pelo facto de ter o alto patrocínio do Presidente da República”. Ao JM, Pedro Ramos disse que virão palestrantes do Instituto Nacional de Emergência Médica, assim como elementos que fazem parte da equipa madeirense de instrutores na área da resposta à catástrofe.

 

O médico cirurgião Itamar Ashkenazi, de Israel, e que já participou na Madeira numa iniciativa relacionada com catástrofes, é também um dos palestrantes para uma plateia que se espera ter mais de 300 participantes. No primeiro e segundo dias, os trabalhos decorrem na Quinta do Lorde, no Caniçal, sendo que o último dia terá como palco o Centro de Congressos do Porto Santo. Portugueses, são onze os palestrantes, estando, entre eles, o presidente do Serviço Regional de Proteção Civil da Madeira, José Dias, e Luís Meira, presidente do INEM.

 

Carlos Mesquita, presidente da Sociedade Europeia de Trauma e Cirurgia Emergência, assim como Itamar Ashkenazi, instrutor internacional MRMI, são outros dos muitos palestrantes.

 

Na Quinta do Lorde, e no primeiro dia de trabalhos, decorrerá uma mesa redonda sobre o sistema integrado de emergência médica, onde será traçado o panorama atual na Região Autónoma da Madeira, a formação nas suas múltiplas vertentes e o SIEM na perspetiva da sociedade civil. A paragem cardiorrespiratória será a temática de outra mesa redonda.

 

Ainda neste dia será abordada a interface pré-hospitalar e hospitalar e o panorama nacional das vias verdes.

 

No segundo dia de trabalhos, antes de uma mesa redonda na Quinta do Lorde, sobre situações de resgate em montanha e apoio psicológico e intervenção em crise, terá lugar, no Porto de Abrigo do Funchal, o exercício ‘Mass Rescue Operations’, agendado para as 9 horas.

 

No sábado, dia 17 de novembro, a bordo do Lobo Marinho, decorre uma conferência sobre ‘Mass rescue operations’, onde se falará do helitransporte no resgate marítimo e dos desafios do resgate no mar.

 

Já no Centro de Congressos, abordar-se-á uma conferência sobre o trauma rodoviário, assim como os sistemas de informação em emergência, sendo que nestes últimos será focada a experiência do Porto Santo em telemedicina. Ainda antes da sessão de encerramento, agendada para as 16h30, serão abordados os desafios futuros quer para o INEM, quer para o Serviço Regional de Proteção Civil da Madeira.

 

A organização do Congresso em questão - que resulta de um protocolo de colaboração assinado em 2017 - diz que a desejada mitigação da descontinuidade territorial entre o continente português e as regiões insulares será tanto mais evidente quanto maior o número de pontes estabelecidas, com base no correto planeamento estratégico e na vontade e capacidade em concretizar as diversas oportunidades.

 

300 PARTICIPANTES EM TRÊS DIAS DE CONGRESSO

 

 30 PALESTRANTES REGIONAIS, NACIONAIS E INTERNACIONAIS

 

 1 EXERCÍCIO ‘MASS RESCUE OPERATIONS’ NO FUNCHAL

 

In “JM-Madeira”