Escola Básica da Cruz de Carvalho aposta na formação e literacia em saúde dos seus alunos e profissionais.

 

Neste âmbito, o diretor da escola, professor Rogério Queirós, solicitou a colaboração do SESARAM para uma formação em Suporte Básico de Vida. Esta ação de prevenção enquadra-se nos objetivos do projeto educativo da escola, que pretende incutir nos seus alunos os valores de um cidadão ativo, participativo e responsável.

 

A formação aconteceu nas instalações da escola, destinada aos alunos dos 3º e 4º anos de escolaridade, bem como ao corpo docente.

 

Os formadores foram os profissionais de saúde do SESARAM, Mara Vieira (anestesista), Nicolau Pestana, (enfermeiro) Ana Amorim, João Abreu e Pedro Antunes (médicos internos da formação específica de anestesia), contando, ainda, com a presença do secretário regional da  Saúde, Pedro Ramos, e dos representantes do Concelho de Administração e direções técnicas do SESARAM.

 

Durante a manhã, alunos, professores e outros profissionais treinaram no manequim técnicas simples de ressuscitação, como compressões torácicas e ventilações. Foram abordados conjuntamente o treino da posição lateral de segurança, bem como os procedimentos na obstrução da via aérea.

 

O SBV é um conjunto de atos simples, que interligados numa cadeia de sobrevivência exige uma resposta imediata por qualquer leigo, que em qualquer espaço público ou privado pode e deve aplicar os atos treinados, contribuindo para a redução da morbi/mortalidade decorrentes da paragem cardiorrespiratória.

 

Pequenos gestos salvam vidas, mesmo efetuados por pequenos seres – um mote importante trazido à realidade pela Escola Básica da Cruz Carvalho.

 

In “JM-Madeira”