Vacinação começa amanhã com mais três mil doses do que no ano passado

 

 

Arranca amanhã a campanha de vacinação contra a gripe na Região. São 38 mil vacinas que o IASAÚDE distribuiu pelos centros de saúde.

 

A campanha de vacinação contra a gripe na Região Autónoma da Madeira começa amanhã nos Centros de Saúde e deverá terminar até ao final de dezembro. O Governo Regional adquiriu, para esta época, 38 mil vacinas, mais três mil do que no ano passado, conforme referiu a vice-presidente do IASAÚDE ao JM.

 

“As vacinas já foram distribuídas pelos serviços e a sua administração acontece a partir do dia 15 e preferencialmente até ao fim do mês de dezembro”.

 

Quanto ao aumento de três mil vacinas comparativamente à época de 2017/2018, Bruna Gouveia explicou que o objetivo é aumentar a cobertura vacinal da população a quem se recomenda a vacina, que fazem parte dos grupos de risco.

 

Recorde-se que a vacinação contra a gripe abrange, de forma gratuita, pessoas com idade igual ou superior a 65 anos; pessoas com doença crónica e imunodeprimidos, grávidas, e profissionais de saúde outros prestadores de cuidados. É também fortemente recomendada e gratuita para bebés com mais de seis meses desde que sejam residentes ou internados por períodos prolongados em instituições prestadoras de cuidados de saúde ou sociais, desde que apresentem doenças crónicas e condições para as quais se recomenda a gripe; para doentes apoiados no domicílio pelas equipas de enfermagem; guardas e reclusos do estabelecimento prisional; bombeiros com recomendação para serem vacinados.

 

A vacina é também aconselhada, mas não gratuita, para pessoas com idade entre os 60 e os 64 anos; coabitantes ou cuidadores de pessoas incluídas nos referidos grupos de risco, profissionais de serviços de saúde e de outros serviços prestadores de cuidados que não integram o setor público, cuja atividade resulte num risco acrescido de contrair e/ou transmitir grupe, como pessoal de infantários, creches e equiparados. Os encargos com estas vacinas são da responsabilidade das respetivas entidades empregadoras.

 

In “JM-Madeira”