Custarão 870 mil euros e estarão prontas no verão de 2019. 

Falamos das obras do Hospital dos Marmeleiros, que tiveram início no passado dia 11 de junho.

Uma intervenção “urgente”, como reconhece, ao JM, o secretário regional dos Equipamentos e Infraestruturas, lembrando que, no presente momento, estão a decorrer trabalhos de reparação apenas no exterior daquela unidade hospitalar (prontos em janeiro de 2019). 

Nesta primeira fase, os trabalhos passam pela cobertura, eliminação de infiltrações, colocação de caixilharias, isolamento térmico e, por fim, a pintura das fachadas.

Hoje e amanhã, segundo Amílcar Gonçalves, serão retiradas as coberturas de amianto. O secretário regional com a tutela dos Equipamentos e Infraestruturas realça que a escolha do sábado e do domingo para a realização destes trabalhos – que serão acompanhados pela Inspeção Regional de Trabalho - deve-se exatamente ao facto de, ao fim de semana, haver efetivamente uma menor afluência de pessoas naquela unidade de saúde. 

Ainda em relação aos trabalhos nos exteriores, estes contemplam ainda a recuperação e reabilitação dos exteriores do imóvel, com enfoque na envolvente do edifício. No início desta semana, começarão a ser montados os alumínios numa intervenção que será feita ao longo do comprimento da fachada por forma a não obstaculizar todo o edifício. 

Depois de concluídos os trabalhos exteriores, será altura para lançar o concurso público para a reabilitação dos interiores. 

Quando todo o trabalho estiver terminado, o que se prevê que aconteça no final do verão de 2019, o Hospital dos Marmeleiros surgirá renovado por dentro e por fora, dando cumprimento ao que o presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque, tinha garantido à população e que era uma profunda reabilitação daquela unidade de saúde.

 

Já em 2016 e em 2017, tiveram lugar várias obras de beneficiação, em vários centros de saúde da Região, e que, para este ano, há vários projetados. Em 2019, e aina segundo Amílcar Gonçalves, estão também previstos outros investimentos nesta área.

 

Carla Ribeiro

In "JM-Madeira"