O Serviço de Cirurgia do SESARAM fez, em 2017, cerca de 14 mil consultas hospitalares, 1433 cirurgias no bloco operatório, 163 cirurgias no âmbito do Programa de Recuperação Cirúrgica (PRC) e 1687 pequenas cirurgias.

Estes números foram hoje divulgados, pela secretaria regional da Saúde, no âmbito da informação veiculada a propósito de uma reunião que Pedro Ramos manteve com responsáveis daquele serviço, encontro que se enquadra na “política de proximidade e diálogo”.

No total são 34 médicos, 78 enfermeiros e 30 assistentes operacionais. Todos estão empenhados no aumento da atividade produtiva do serviço e em assegurar todas as condições de qualidade formativa aos jovens médicos de forma a captá-los para o serviço. O Serviço de Cirurgia, dirigido pelo médico-cirurgião, Fernando Jasmins, e pelos enfermeiros chefes, David Assis, Carlos Castro e Ana Elisabete Silva, integra as suas atividades ao nível da Consulta Externa, Bloco Operatório, Pequena Cirurgia, Internamento e Serviço de Urgência.

Dados avançados na nota enviada à comunicação social, revelam que aquele serviço, localizado no primeiro e segundo pisos do Hospital Dr. Nélio Mendonça, é responsável pelo tratamento e internamento de mais 2500 doentes (ano de 2017) em ambiente hospitalar, o que representa cerca de 14% do total dos doentes internados.

Na reunião “foram abordados assuntos relacionados com a atividade do serviço, necessidades ao nível dos recursos humanos e foram apresentadas algumas propostas de melhoria a implementar a curto e médio prazo”, sublinha a informação da secretaria.

In “Funchal Notícias”