Iniciou-se ontem a última ação de formação para adolescentes 'Socorrer Brincando', um projeto da delegação da Madeira da Cruz Vermelha Portuguesa (CVP), que visa ensinar os primeiros socorros aos mais novos.

 

Este ano, a CVP recebeu perto de 80 inscritos nas cinco ações que realizou na sua sede, no Funchal, e uma vez no concelho de Santana. Esta é a quinta edição deste projeto que está a ser considerado um verdadeiro êxito para os responsáveis da Instituição.

 

O 'Socorrer Brincando' envolve crianças e jovens dos 10 aos 14 anos, em atividades lúdicas e de sensibilização que transmitem conhecimentos de alguns pequenos gestos que podem ajudar a salvar uma vida. Além disso, ensina a realizar corretamente o pedido de socorro para 112, conforme o indicado e estipulado pelo Sistema Integrado de Emergência Médica (SIEM), que é outro dos factores importantes nos pedidos de ajuda perante 'uma pessoa que não responde ou não respira'.

 

A quinta e última ação deste ano arrancou esta segunda-feira, com uma formação que se vai prolongar por mais dois dias, num total de nove horas. Ao longo dos três dias, as crianças e jovens ficam com capacidades de transmitir os mais elementares procedimentos ao nível dos primeiros socorros, como por exemplo de como proceder perante uma pessoa que “não responde ou não respira” e como acionar os meios de socorro atuando ainda antes da sua chegada.

 

In “JM-Madeira”