Secretaria Regional da Saúde já abriu concurso de “natureza urgente”

O Centro Integrado de Comunicações (CIC) do Comando Regional de Operações de Socorro (CROS) do Serviço de Proteção Civil (SRPC) vai ter muito brevemente, enfermeiros ao seu serviço, tal como em outubro o secretário regional da Saúde, Pedro Ramos, revelou publicamente, e tal como o JM noticiou em primeira mão em agosto do ano passado.

O concurso para a inclusão de dez novos enfermeiros no Serviço de Emergência Médica Regional (SEMER) para a triagem no serviço do CROS – 112 – foi aberto no passado dia 24 e vai terminar após os cinco dias úteis.

 

Relembre-se que, na altura, Pedro Ramos salientou que “no que diz respeito a esta triagem das comunicações vamos fazer um upgrade, colocando profissionais de saúde que estão habituados a lidar com estas áreas e que têm formação nesta área”.

 

Assim, muito brevemente, o Comando Regional de Operações de Socorro (CROS) do Serviço Regional de Proteção Civil vai passar a ter enfermeiros a realizar a primeira avaliação às chamadas de emergência pré-hospitalares. Os profissionais de saúde vão trabalhar em conjunto e em equipa com os operadores de comunicações já existentes no CROS, para que a resposta aos pedidos de ajuda através do 112 seja mais eficaz e célere. Porém, esta situação também visa diminuir as falsas emergências pré-hospitalares, já que será uma chamada rastreada por um profissional de saúde ligado à área pré-hospitalar.

 

O concurso revela ainda que “o presente recrutamento é de natureza urgente não havendo lugar a efeito suspensivo de eventuais reclamações ou recursos (...)”. A medida estava prevista para o final do ano de 2017, mas só agora vai em frente.

 

Paulo Graça

 

In “JM-Madeira”