Programa funciona desde ontem na Região

 

A ilha da Madeira tem um dos melhores programas de Via Verde do Medicamento do País, explicou a presidente do Infarmed, Maria do Céu Machado, ontem, dia em que o protocolo foi assinado na casa da Luz.

 

Aliás, um dos motivos que faz este programa ser um dos melhores em Portugal está no facto de, pela primeira vez, a assinatura do protocolo ter contado com várias representatividades da área, como o secretário regional da Saúde, Pedro Ramos; o presidente do IASAUDE Herberto Jesus, e ainda a associação de distribuidores e os grossistas que trabalham no setor do medicamento.

 

Outro motivo é o facto de ao nível nacional estarem disponíveis 25 medicamentos para o programa, enquanto na Madeira, e com o protocolo assinado ontem, são 54 que estarão disponíveis em menos de 24 horas.

 

Para o sucesso do programa, diversos dos presentes na mesa defenderam que num espaço insular como a Madeira seria necessário criar um mecanismo urgente ao nível aeroportuário. A reforçar esta informação, estão os dados da Associação Nacional de Farmácias, que refere que em 2017 Portugal registou 48 milhões de falhas de embalagens de medicamentos no momento em que as farmácias as pediram aos distribuidores.

 

In “JM-Madeira”