A diretora nacional de Saúde, Maria da Luz Mendonça e o presidente do Serviço Nacional de Proteção Civil, Renaldo Rodrigues da República de Cabo Verde estão na Madeira para reforçar a colaboração entre os arquipélagos nas áreas da Emergência Pré-Hospitalar e do Programa de Vigilância Entomológica.

 “Cabo Verde quer instalar um serviço de Emergência Pré-hospitalar pois neste momento não temos nada e a Madeira é uma referência para nós nessa área”, salientou a diretora nacional de Saúde da República de Cabo Verde, Maria da Luz Mendonça, durante a primeira atividade integrada no programa da visita, uma reunião com o diretor regional dos Assuntos Europeus e da Cooperação Externa, Bruno Pereira, que teve lugar no IASAÚDE.

 

Os mosquitos vetores de doença é outra das preocupações de Cabo Verde, acrescentou Maria da Luz Mendonça, que pretende ver como funciona o Programa de Vigilância Entomológica da Madeira. “Será com certeza de uma mais valia para o que estamos a pensar fazer em Cabo Verde”, acrescentou a diretora.

 

Apesar de, neste momento, a população idosa do país não chegar aos 6%, Maria da Luz Mendonça, diz que este é o momento para pensar no envelhecimento da população do arquipélago, onde a esperança média de vida é de 74 anos. Acrescentou que os laços familiares “são muito vinculados” em Cabo Verde, motivo pelo qual não existem muitas altas problemáticas.

 

O presidente do IASAÚDE, Herberto Jesus, que marcou presença neste evento, espera promover a aprendizagem entre as regiões ultraperiféricas isoladas no Atlântico para que possam “melhorar a prestação e organização dos cuidados de saúde”, afirmou.

 

A visita, que decorre até a próxima quarta-feira, foi agendada na sequência de uma visita do secretário Regional da Saúde, Pedro Ramos, ao arquipélago de Cabo Verde decorrida em novembro, na qual foi acompanhado pelo presidente do IASAÚDE, Herberto Jesus. A candidatura de Cabo Verde a fundos comunitários europeus é outra temática que será discutida ao longo desta visita.

 

 

 

In “JM-Madeira”