O Núcleo Regional da Madeira da Liga Portuguesa Contra o Cancro, em parceria com a Secretaria Regional da Saúde e o SESARAM, organizam no próximo dia 28 de Novembro de 2017, terça-feira, uma Palestra ‘Vamos Falar sobre o Cancro da Próstata’.

A iniciativa, marcada para as 18hh30 no Auditório do Hospital Dr. Nélio Mendonça, terá como oradores Alexandre Gromicho e Ferdinando Pereira, numa palestrada moderada pelo Presidente do Núcleo Regional da Madeira da Liga Portuguesa Contra o Cancro, Ricardo Sousa.

 

Novembro Azul é uma campanha realizada por diversas entidades no mês de Novembro dirigida à sociedade e, em especial, aos homens, para consciencialização sobre as doenças masculinas, com ênfase na prevenção e no diagnóstico precoce do Cancro de Próstata.

 

O movimento surgiu na Austrália, em 2003, chamado Movember, aproveitando as comemorações do Dia Mundial de Combate ao Cancro de Próstata, realizado no passado dia 17.

 

Novembro é considerado o mês de sensibilização e prevenção do Cancro de Próstata – mundialmente conhecido como ‘Movember’, sendo o bigode o símbolo adoptado para as campanhas em todo o mundo. Essa simbologia surgiu da combinação em inglês das palavras ‘moustache’ (bigode) e ‘november’ (Novembro).

 

Adotar um estilo de vida saudável, com uma alimentação cuidada, prática regular de exercício físico, evitar ter hábitos alcoólicos e tabágicos, é o ponto de partida para a prevenção de qualquer tipo de cancro.

 

In “Diário de Notícias”