O Núcleo Regional da Liga Portuguesa Contra o Cancro (NRM - LPCC), anunciou hoje o evento '1º Congresso Regional de Sobreviventes de Cancro', que irá decorrer nos dias 28 e 29 de outubro no Hotel Meliã em parceria com a Delegação Regional da Ordem dos Farmacêuticos.

 

 

“Eu não quero sobreviver, quero viver com qualidade”, referiu Rita Pestana, exemplo de sucesso da luta contra o cancro e voluntária do NRM – LPCC, na apresentação do evento que esteve a cargo do presidente do NRM – LPCC, Ricardo Sousa, do presidente da Delegação Regional da Ordem dos Farmacêuticos, Bruno Olim, e do secretário Regional da Saúde, Pedro Ramos.

 

O secretário Pedro Ramos salientou os progressos, registados pela medicina e pela Região, no tratamento da doença oncológica, destacando a multidisciplinaridade e numerosidade dos tratamentos. Salientou que a Região tem uma dificuldade que a nível nacional não existe: a compra dos medicamentos nos hospitais do continente não obriga ao pagamento imediato, sendo as “dívidas às farmácias e às indústrias farmacêuticas” superiores a um milhão de euros por dia.”Nós [no Serviço Regional de Saúde] temos de pagar imediato”, referiu.

 

O primeiro dia do congresso, 28 de outubro, tem início marcado para as 9h00 e a abertura estará a cargo do secretário Pedro Ramos, do presidente da Câmara Municipal do Funchal, Paulo Cafôfo, da bastonária da Ordem dos Farmacêuticos, Paula Martins e de Ricardo Sousa.

 

A manhã vai prosseguir com o seguinte programa: a assinatura de um protocolo de cooperação institucional entre Direção Regional da Madeira da Ordem dos Farmacêuticos e o NRM-LPCC; conferência de abertura sobre a realidade oncológica nos tempos de hoje, um painel relativo aos sobreviventes de cancro na RAM e um outro, no qual serão discutidos os apoios disponíveis aos sobreviventes. Já a tarde de sábado será dedicada à temática da qualidade de vida nos sobreviventes de cancro.

 

No domingo o congresso volta a ter início às 9h00. Durante esse dia serão abordadas temáticas como “os direitos dos sobreviventes de cancro”, “relevância da alimentação e da suplementação no doente oncológico” e “suplementos disponíveis e suas vicissitudes”.

 

A sessão de encerramento estará a cargo da presidente do Conselho de Administração do SESARAM, Tomásia Alves, da secretária regional da Inclusão e dos Assuntos Sociais, Rita Andrade, de Ricardo Sousa e de Bruno Olim.

 

In “Jornal da Madeira”