O secretário regional da Saúde disse hoje, após o conselho de Governo, que pretende criar uma via verde do medicamento "até o final deste ano".

Pedro Ramos falava no facto de existirem factores - como a distribuição, a autorização e o facto de a Madeira estar rodeada de água e a 1h30 de distância - que, por vezes, fazem com que os fármacos não estejam à hora que o doente está no hospital para receber.

 

O governante pretende, por isso, que tal situação seja resolvida este ano, de maneira a que todos medicamentos cheguem à Região em menos de 12 horas.

 

O secretário disse ainda que é interesse da Secretaria Regional da Saúde adquirir novos fármacos biossimilares. Para que este tipo de fármacos sejam uma realidade, Pedro Ramos pretende estudar a possibilidade de o Sistema Regional de Saúde entrar num protocolo com a Associação Portuguesa da Indústria Farmacéutica, de forma a que as percentagens de obtenção dos medicamentos na Região sejam as mesmas concedidas aos hospitais do Serviço Nacional de Saúde.

 

"Se estão a ter essa capacidade de resposta, e os doentes precisam desses fármacos, nós temos de dar esses fármacos aos nossos pacientes", disse, salientando que apesar de serem caros, são importantes para não trazerem outro tipo de situações que tragam custos à Secretaria Regional da Saúde.

 

Sobre o conselho de governo, Pedro Ramos informou que o Governo Regional autorizou um aumento do capital estatutário da empresa pública Investimentos Habitacionais da Madeira (IHM) no valor de 700 mil euros.

 

O objetivo é permitir a "manutenção dos apoios sociais" na área da habitação, sendo que o capital acumulado da IHM passa a ser de 10,5 milhões de euros, informou o executivo madeirense.

 

Na reunião de hoje, o Conselho do Governo liderado por Miguel Albuquerque aprovou, também, a celebração de um protocolo de desenvolvimento e cooperação no âmbito da promoção e animação turísticas, entre a Secretaria Regional da Economia, Turismo e Cultura e o Clube Naval do Funchal, para a realização da IV Edição do 'Madeira Open Ocean Race' e IV Edição do 'Madeira Island International Swim Marathon'.

 

O executivo considera estes eventos de "extrema importância" para o desenvolvimento turístico da região autónoma.

 

Por outro lado, o Governo Regional decidiu atribuir um apoio de 6 mil euros ao Clube de Automóveis Clássicos da Madeira, tendo em vista a concretização de duas provas - "100 Milhas " e "Clássica do Caminho dos Pretos".

 

In “Jornal da Madeira