O secretário regional da Saúde inaugurou, esta tarde, o serviço de Medicina Dentária no Centro de Saúde de São Vicente, o qual irá permitir o alargamento do programa de Saúde Oral àquele concelho.

 

De acordo com Pedro Ramos, com este serviço, que foi possível também graças à cedência da cadeira de dentista, vai ser possível, por um lado prestar um melhor serviço à população por parte do Serviço Regional de Saúde e, por outro, “todos aqueles que estão envolvidos direta, ou indiretamente, com o Serviço Regional de Saúde, neste caso particular, uma especialidade, que é a Medicina Dentária, a oportunidade e a participação e colaboração que as pessoas sentem em, de facto, colaborarem no sentido de melhorar a nossa prestação nesta área”.

 

Conforme referiu Pedro Ramos, “esta área da saúde oral é uma área extremamente importante para a Secretaria Regional da Saúde, para o programa do Governo Regional da Madeira, que foi um programa que a população votou, e esta é uma das áreas que nós queremos, de facto, concretizar tudo aquilo que prometemos”.

 

Pedro Ramos, que recordou que a Madeira foi pioneira na integração da Medicina Oral nos Centros de Saúde, disse que neste momento a Região dispõe deste serviço nos Centros de Saúde do Bom Jesus, Porto Santo, Porto Moniz, Machico, e, agora, em São Vicente, depois em Câmara de Lobos, em outubro. “Vamos melhorar a adesão, vamos melhorar a acessibilidade, e vamos também melhorar os nossos tempos de resposta em relação aos tratamentos da Medicina Dentária aqui na Região”, rematou o governante.

 

O presidente da Câmara Municipal de São Vicente, também presente na cerimónia, destacou, igualmente, a importância da abertura deste serviço para servir a população do concelho. Tal como afirmou António Garcês, com este serviço “o Centro de Saúde de São Vicente e os utentes de São Vicente passam a dispor de mais um serviço – que é a Saúde Oral – que antes tinham de se deslocar ao Porto Moniz e, a partir de agora, têm aqui no concelho de São Vicente”.

 

Além disso, acrescentou ainda António Garcês, “para um centro de saúde que já tinha várias valências e que dá qualidade de vida aos nossos utentes, ter mais esta valência é importante, sobretudo para a população que vai usufruir da Saúde Oral aqui no concelho de São Vicente”.

 

In “Jornal da Madeira”