Setembro começa com reunião entre bastonária dos Enfermeiros e secretário e termina com novidades

 

Este mês de setembro é rico em Saúde. Durante quase todo o mês, vários são os eventos que estarão a decorrer, entre eles a comemoração do 44.º aniversário do Hospital Dr. Nélio Mendonça.

 

 

Constituído por uma vasta série de ações destinadas a vários públicos, setembro é - quase - o mês da Saúde. Entre atividades descentralizadas de promoção da Saúde, eventos científicos, ‘workshops’ e, ainda, a comemoração dos 44 anos do Hospital Dr. Nélio Mendonça, contabilizam-se, no total, 11 eventos.

 

O mês começa com uma reunião entre a bastonária da Ordem dos Enfermeiros, Ana Rita Cavaco, e o secretário regional da Saúde, Pedro Ramos, que acontece um ano depois de a mesma ter estado com o então responsável pela tutela. Sucede-se uma visita à Escola Superior de Enfermagem São José Cluny.

 

O último dia de trabalho de Ana Rita Cavaco na Região é a 4 de setembro, em que terá uma audiência com o presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque.

 

Mais tarde, de 7 a 9 setembro, a Madeira recebe a 5.ª edição da Bienal de Cardiologia, desta vez dedicada ao tema “A gestão da insuficiência cardíaca”.

 

O evento, presidido por António Drumond Freitas, decorre no Centro de Congressos do Hotel Vidamar e vai discutir assuntos como o contributo da reabilitação cardíaca e o papel dos exames complementares de diagnóstico.

 

Nesta 5.ª edição, está incluída a corrida/caminhada “Deixa-te de tretas”, marcada para dia 8. Coordenada pelo Serviço de Cardiologia do Serviço de Saúde da Região (SESARAM), a iniciativa visa promover a atividade física e combater o sedentarismo.

 

É, também, no dia 9 de setembro que o Hospital Dr. Nélio Mendonça celebra 44 anos de existência, tendo sido considerado, na altura da sua abertura, “um dos melhores e mais bem equipados hospitais nacionais e internacionais”.

 

Dia 14, entretanto, abre o primeiro hospital para animais da Madeira e a 15 e 16 decorrem as primeiras jornadas de prevenção do suicídio, promovidas pela Unidade de Psicologia do SESARAM.

 

Paralelamente a esta atividade, realizam-se, no dia 16, dois ‘workshops’ sobre a importância da prevenção e da avaliação dos riscos, bem como da intervenção nos casos de crise no paciente suicida.

 

Mais tarde, de 20 a 22 de setembro, decorre o III Congresso Internacional “Os desafios de um hospital atual”, da iniciativa da Associação Portuguesa de Infeção Hospitalar e da Associação de Técnicos de Engenharia Hospitalar Portugueses, em colaboração com a Secretaria Regional da Saúde. O evento, que se divide em vários painéis, deverá contar com a presença do Presidente da República e do ministro da Saúde, entre outros.

 

Também no dia 22, a Delegação da Madeira da Associação Alzheimer Portugal promove uma conferência subordinada ao tema “Da ação refletida à mudança: respostas adaptativas face ao envelhecimento perturbado”.

 

É ainda a partir do dia 22 de setembro que arrancam, no Funchal, as primeiras consultas de cirurgia estética com o reputado cirurgião Ângelo Rebelo, passando a estar disponíveis na Clínica de Santa Luzia.

 

Tânia R. Nascimento

 

In “Jornal da Madeira”