Centro de Saúde de Machico vai receber a primeira consulta já amanhã

 

Os centros de saúde de Machico e Câmara de Lobos vão ter um médico dentista a realizar consultas de tratamento básico para crianças (dos 3 aos 13 anos) já este ano, revelou ao JM, a coordenadora do Programa Regional de Saúde Oral – Madeira a Sorrir, Liliana Vasconcelos.

 

Em Machico esse acompanhamento começa já amanhã, a funcionar no turno da manhã (das 8h30 às 13h30) e, em setembro, será em Câmara de Lobos.

 

A importância da criação destes dois consultórios nestes municípios vem da necessidade de descentralizar os utentes que frequentam atualmente o Centro de Saúde do Bom Jesus, no Funchal que, desde de outubro de 2016 à passada sexta-feira (dia 07 de julho), realizou 15.434 tratamentos a crianças.

 

Nesse sentido, vão ser encaminhadas do Bom Jesus para o Centro de Saúde de Machico cerca de 3.000 crianças, também de Santana, e cerca de 7.000 crianças serão acompanhadas em Câmara de Lobos.

 

Com a abertura destes dois centros, será dada também resposta a nível de urgências escolares, que antes eram feitas no Funchal e agora decorrem nos consultórios públicos destes concelhos.

 

O equipamento dentário já instalado no centro de saúde de Machico foi o mesmo que o utilizado na “carrinha-consultório dentário”, há cerca de dois anos e em Câmara de Lobos foi uma doação.

 

Liliana Vasconcelos informou que este ano haverá um reforço de recursos humanos de pelo menos dois dentistas, com recurso ao Instituto de Emprego da Madeira, em especial porque na segunda fase de tratamentos está previsto acompanhar também as grávidas e pessoas com 65 anos.

 

À semelhança do que acontece já no Porto Moniz, Funchal e Porto Santo, as consultas terão como objetivo salvaguardar os cuidados primários, como tratamentos da higiene oral, tratamento de cáries, entre outros. Já os 6.887 utentes da Calheta terão de esperar pela presença de um médico dentista no centro de saúde, visto que não existe data prevista para a instalação do equipamento dentário.

 

O secretário regional da Saúde, Pedro Ramos, vai estar presente amanhã, pelas 12h, para apresentar o novo espaço de consulta no Centro de Saúde de Machico.

 

Programa de Saúde Oral faz prevenção em escolas

 

Rastreio teve bom balanço

 

O SESARAM, através do Programa de Saúde Oral, realizou rastreios dentários a mais de 6.000 crianças das escolas e creches da Região, ultrapassando o proposto no início deste projeto, que foi reformulado o ano passado, disse a coordenadora do serviço, Liliana Vasconcelos.

 

«Conseguimos ultrapassar os objetivos, sendo que fomos a 156 escolas públicas e privadas, neste ano letivo, e abrangemos 7.781 crianças, quando nos propusemos a atingir 6.000», revelou, considerando este um balanço positivo.

 

Nos centros de saúde em que a medicina dentária irá começar atuar já este ano, ou seja, Machico (que também inclui as escolas de Santana) e Câmara de Lobos, os rastreios passarão a ser feitos pelos médicos dentistas responsáveis pelo serviço naqueles municípios.

 

O Programa de Saúde Oral tem realizado rastreios para a prevenção dentária desde 2013, e o ano passado o projeto sofreu uma reformulação. O ação tem como objetivo a sensibilização, instrução e promoção para a saúde oral em ambiente escolar. JM

 

Petra Teixeira

 

In “Jornal da Madeira”