Médicos, enfermeiros e administrativos chamados à gestão de centros de saúde

 

Primeira Unidade de Saúde Familiar arranca em setembro, na Ponta do Sol. Pedro Ramos quer toda a Região. Secretário destaca as virtudes da nova forma de gestão.

O Centro de Saúde da Ponta do Sol vai conhecer, a partir de setembro, um novo modelo de gestão, sob a responsabilidade de um grupo composto por médicos, enfermeiros e administrativos.

 

Neste momento estão a ser preparados os últimos promenores, mas Pedro Ramos acredita que a 1 de setembro estará tudo pronto para avançar com a primeira Unidade de Saúde Familiar da Região. O secretário da Saúde esteve ontem na Ponta do Sol para uma reunião com a equipa e destaca as virtudes do novo modelo.

 

“Acreditamos muito neste projeto”, afirmou o governante. E garantiu que as Unidades de Saúde Familiar vão chegar a todos os concelhos da Região. Mesmo sem se comprometer com uma data, Pedro Ramos assumiu que essa proposta governamental vai ter continuidade.

 

Para o secretário, este modelo garante maior acessibilidade à saúde e uma resposta mais célere.

 

A equipa que ficará responsável pelo Centro de Saúde da Ponta do Sol é coordenada por um médico e inclui um enfermeiro e um funcionário administrativo. O modelo que a Região está agora a implementar, que já existe no continente, pretende também garantir a reorganização dos cuidados de saúde primários.

 

Miguel Silva

 

In “Jornal da Madeira”