Rastreio na Região até final do ano

 

O secretário regional da Saúde, Pedro Ramos, assegurou que o programa de rastreio do cancro do colo do útero terá uma nova organização e será implementada ainda este ano na Região.

 

A notícia foi dada após a recente reunião realizada com o professor Daniel Pereira da Silva, da Sociedade Portuguesa de Ginecologia, na conferência dedicada ao HPC – Vacinação Contra o Cancro do Colo do Útero, em que os conhecimentos divulgados vieram confirmar a importância de instalar estas mudanças no rastreio «em breve», como disse o governante.

 

«Esta reunião foi extremamente interessante. Veio ao encontro e no momento ideal para o Serviço Regional de Saúde (SRS), uma vez que estamos a trabalhar juntos, e em conjunto com o Serviço de Ginecologia e Obstetrícia, com os cuidados primários da saúde, para o novo rastreio para o cancro da cavidade uterina», informou, acrescentando que o rastreio vai continuar a ser feito na Região com a mesma segurança, mas de forma «mais» organizada e preventiva.

 

Outras mudanças referidas pelo governante serão ao nível financeiro. «Penso que a partir de 2017 […], o rastreio vai passar a ser feito com a mesma segurança, com a mesma qualidade, mas com mais eficiência, ou seja, poupando dinheiro, o que é extremamente importante na área da saúde, uma vez que todas essas despesas poderão ser poupadas numa determinada área e poderão ser transferidas para outra», justificou.

 

A Secretaria da Saúde pretende, através deste novo sistema, assegurar a deteção e o diagnóstico precoce do cancro do colo do útero às mulheres entre os 30 e os 65 anos, idades de risco da doença.

 

«Se tivermos os resultados esperados na primeira análise, aquilo que vamos fazer é repetir o mesmo apenas de cinco em cinco anos», explicou Pedro Ramos, sobre um exame que já é realizado no Hospital Dr. Nélio Mendonça.

 

Um trabalho que tem sido feito através de diversas reuniões conjuntas entre o SRS, o IASAÚDE, os especialistas da área da ginecologia, da anatomia patológica, a coordenadora dos cuidados primários e os seus assessores para a saúde e cuidados hospitalares

 

In “Jornal da Madeira”