Madeira apresentou ao HoCare projeto “Grace”, da “Wow!Systems”

 

• Na Região, há 111,5 pessoas idosas por cada 100 jovens.

 

• São Vicente “bate o recorde” com 233 idosos por 100 jovens.

 

• Projeto internacional envolve 1,2 milhões de euros para soluções. 

 

Com o envelhecimento da população, procuram-se soluções para os cuidados domiciliários. A Madeira apresentou um projeto na terceira reunião do “HoCare”.

 

Depois da Madeira - onde o “HoCare” teve a sua primeira apresentação - e Budapeste, realizou-se na Eslovénia o 3º workshop temático internacional sobre o projeto que envolve cerca de 1,2 milhões de euros e que conta com um apoio financeiro da UE superior a um milhão de euros. O “HoCare” tem parceiros da Bulgária, Chipre, República Checa, Hungria, Lituânia, Portugal e Roménia, na procura de soluções inovadoras nos cuidados domiciliários, com vista à melhor qualidade de vida da população envelhecida. O Instituto de Desenvolvimento Empresarial é um dos parceiros do projeto.

 

 Na reunião em Ljubljana e Litija, onde estiveram vários empresários eslovenos, a Região destacou-se com o projeto “Grace”, da empresa madeirense “Wow!Systems”. Uma ideia que consiste numa nova plataforma de monitorização de cuidados de saúde conectada a dispositivos portáteis, aplicativos móveis e soluções em nuvem, ligando pacientes, famílias, cuidadores de saúde, serviços de emergência, companhias de seguros e outros atores e visando, simultaneamente, oferecer mais autonomia e segurança às pessoas idosas e fornecer importantes dados de saúde em tempo real aos médicos, emergências, serviços e cuidadores online.

 

Segundo o secretário regional da Economia, Turismo e Cultura, o projeto HoCare representa «uma boa oportunidade para que as pequenas e médias empresas da Região apostem no desenvolvimento de novos serviços e produtos, no domínio dos cuidados domiciliários, tendo naturalmente em vista a melhoria da qualidade de vida das pessoas mais idosas mas, também, a promoção e concretização de novas ideias empresariais de sucesso». Daí que o Governo «apoie e incentive» o esforço das empresas regionais, aproveitando a rede internacional «para transformar as boas ideias em bons negócios».

 

De facto, a aposta em soluções inovadoras para os cuidados domiciliários ganha cada vez mais importância também na Madeira. De acordo com os dados demográficos mais recentes, relativos a dezembro de 2016, divulgados pela Direção Regional de Estatísticas, o índice de envelhecimento está a aumentar. Na Região, a média é de 111,5 pessoas idosas por cada 100 jovens. Nota-se que são nos concelhos a norte em que o envelhecimento populacional é mais acentuado. Em São Vicente, existem 233 pessoas idosas por 100 jovens, em Santana 232,4 e no Porto Moniz 209,6 idosos por cada 100 jovens.

 

In “Jornal da Madeira