No dia 17 de novembro, assinalando o Dia Nacional do Não Fumador, o Instituto de Administração da Saúde e Assuntos Sociais, IP-RAM (IASAUDE, IP-RAM), através da Unidade Operacional de Intervenção em Comportamentos Aditivos e Dependências (UCAD), desenvolve algumas atividades alusivas ao tema, integradas em diferentes iniciativas.

 

Durante a manhã, o IASAUDE, IP-RAM, através da UCAD, associa-se ao Núcleo Regional da Madeira da Liga Portuguesa Contra o Cancro, colaborando na dinamização de uma ação de informação e sensibilização da população jovem sobre os malefícios associados ao consumo de tabaco. Esta colaboração enquadra-se na estratégia de intervenção para a prevenção do tabagismo em contexto escolar, em curso em 2017, e ocorrerá na Escola Básica e Secundária Padre Manuel Álvares, na Ribeira Brava, pelas 10h. O programa inclui a apresentação das campanhas “Mitos associados ao fumo passivo do tabaco” e “Carros sem fumo”, o testemunho de atletas do Clube Sport Marítimo e Madeira Andebol SAD, uma palestra proferida pela Dr.ª Conceição Pereira, e a apresentação de um projeto escolar “Projeto Liga-Te”, finalizando-se pelas 12h, com uma caminhada em grupo a partir dos Jardins da Câmara Municipal da Ribeira Brava, com o tema “Caminhada pela Vida”.


Pelas 19h15min, o IASAUDE, IP-RAM, através da UCAD, abordará o tema da Prevenção do Tabagismo, no âmbito da sua presença regular no Programa “Madeira Viva”, transmitido pela RTP Madeira. Assinalamos a participação do Dr. Nelson Carvalho, Psicólogo e Diretor da UCAD e a colaboração da Enf. Susana Rodrigues, Membro da Equipa da Consulta de Cessação Tabágica do Centro de Saúde do Bom Jesus.


Salientando que a Região Autónoma da Madeira é a região do país com maior proporção de “Não Fumadores”, estimada em 60% (INE/INSA, 2014), no âmbito das comemorações do Dia Nacional do Não Fumador, o IASAUDE, IP-RAM congratula todos os “Não Fumadores” e reforça a recomendação à população para evitar o consumo de tabaco. Neste âmbito, a campanha de 2017 integra a mensagem “Se fumar, perde 10 anos de vida. Será que vale a pena?”.


Associe-se a estas iniciativas.