Estão concentrados no Funchal os principais edifícios da Saúde da Madeira, com um grande foco ao hospital dr. Nélio Mendonça e às expetativas em torno do futuro hospital.

 

 

A Saúde é o setor de que mais se fala na Região e, em particular, no Funchal, nos últimos tempos. As críticas sobre esta área rivalizam com os resultados apresentados pelo Governo Regional, em temas como o serviço de urgências no Hospital dr. Nélio Mendonça, as listas de espera para cirurgias e consultas, ou com a construção do futuro hospital da Madeira.

 

É no Funchal onde residem os principais espaços de saúde da Região, nomeadamente o Hospital dr. Nélio Mendonça, que, juntamente com o Hospital dos Marmeleiros, forma o Hospital Central do Funchal e integra o Serviço Regional de Saúde. Inaugurado a 9 de setembro de 1973 e anteriormente designado por Hospital Cruz de Carvalho, passou a denominar-se de Hospital dr. Nélio Mendonça, em homenagem ao fundador do serviço de Saúde da Região Autónoma da Madeira e ex-presidente da Assembleia Legislativa.

 

Com 46 anos de existência, tem sido alvo de obras profundas de melhoramentos e modernização, com vista ao melhor atendimento aos utentes e à oferta dos serviços médicos mais avançados.

 

Entretanto, o Governo Regional também prepara a construção do Futuro Hospital da Madeira, previsto para estar concluído em 2024, com verbas regionais e do Estado.

 

Relativamente aos centros de saúde, o concelho do Funchal está dotado de cinco unidades desta natureza, abrangendo as populações das 10 freguesias do município. Os utentes têm ao seu serviço os centros de saúde do Bom Jesus, dr. Adriano de Freitas (Nazaré), de Santo António, do Monte e de São Roque.

 

Saliente-se que os 47 centros de saúde estão atualmente congregados no ACES – Agrupamento dos Centros de Saúde da RAM, distribuídos pelos 11 concelhos da Região, por sete zonas geográficas: Zona Oeste, Câmara de Lobos, Funchal (Zona I), Funchal (Zona II), Santa Cruz, Zona Leste e Porto Santo.

 

No caso do Funchal, a Zona I contempla três centros de saúde e um centro de saúde com laboratório de análises clínicas e Raio-X, sendo que a Zona II integra dois centros de saúde e um centro de saúde acreditado com Qualidade pela Direção Geral da Saúde, nomeadamente a unidade de Santo António.

 

A referir ainda que o Funchal dispõe também do Centro dr. Agostinho Cardoso, o eixo coordenador da organização antituerculosa na Região Autónoma da Madeira, a qual se baseia no Programa Nacional de Luta Contra a Tuberculose.

 

A completar a lista de unidades hospitalares públicas sediadas no Funchal, uma referência também ao hospital Dr. João de Almada, onde funciona a Rede Regional de Cuidados Continuidades Integrados.

 

Em termos privados, o Funchal conta com a Clínica da Sé, a Clínica de Santa Luzia, o Hospital da Luz e, mais recentemente, com o Hospital Particular da Madeira./

 

Paula Abreu

"In JM-Madeira"