Madeira vai melhorar a plataforma de monitorização dos mosquitos e arboviroses, contribuindo também para a melhoria para a versão final da plataforma europeia.

De acordo com o secretário regional da Saúde, a plataforma “está a ter resultados extremamente positivos” na Região, e esta irá contribuir para a melhoria de uma plataforma que responderá a um problema “que não é só da Madeira”. “São contributos da nossa informatização, a forma como fizemos o combate, e como está a ser feito o registo”, explicou Pedro Ramos, antes do início de uma conferência no Centro de Estudos de História do Atlântico, sobre os contributos entre a Madeira e a União Europeia, A em matérias da Saúde e Proteção Civil. “Continuamos a monitorizar este perigo para a saúde pública que são as arboviroses, nomeadamente no caso da dengue”, disse o governante, que acerca do encontro disse tratar-se de “uma apresentação sobre aquela que tem sido a partilha de conhecimentos entre a Região e a Europa”.

“Tem existido uma relação extremamente positiva. Aproveitamos o dia de hoje para falar do que tem sido a partilha de conhecimentos de peritos da Região e da União Europeia em várias áreas, neste caso a Saúde e a Proteção Civil”, explicou, apontando três áreas específicas em debate: resposta às situações de exceção, arboviroses e proteção civil.

CRESCIMENTO DA REGIÃO CONTRASTA COM “CICLO DA 'GERINGONÇA'”

Pedro Ramos destacou ainda a importância da União Europeia, mas também da autonomia no desenvolvimento da Região, considerando que este contrasta com o “ciclo da 'Geringonça' no País”. “Depois de termos atravessado o ciclo dos cereais, ou da cana-de-açúcar, estamos agora no ciclo da nossa autonomia, que tem permitido o nosso crescimento e desenvolvimento, e que contrasta na sua totalidade com o ciclo da 'geringonça' no País”, disse o secretário da Saúde. “A Região tem conseguido progredir e a ajuda europeia tem sido muito positiva nesse sentido”.

In “JM-Madeira”