No Serviço de Saúde da RAM, E.P.E. (SESARAM), são 112 os doentes que são acompanhados no Serviço de Neurologia, na Consulta Externa, localizada no Núcleo de Apoio ao Hospital Dr. Nélio Mendonça.

 

 

No dia 4 de dezembro, data em que se assinala o Dia Nacional da Pessoa com Esclerose Múltipla, o SESARAM convida os profissionais, utentes, familiares e visitantes a experienciar as dificuldades sentidas pelas pessoas com Esclerose Múltipla, através da visita ao stand disponível junto à Receção do Hospital Dr. Nélio Mendonça, entre as 13h00 e as 16h00, com o acompanhamento de uma profissional do SESARAM. Hoje, foram já diversas as pessoas que passaram pelo espaço para conhecer melhor esta doença, os seus sintomas e a sua gravidade.

 

Paralelamente a esta atividade, decorre amanhã, na FNAC, pelas 19h00, uma Conferência dedicada à Esclerose Múltipla, com a participação de dois profissionais do SESARAM, o médico neurologista Amando Morganho e a enfermeira da Consulta Externa Patrícia Rodrigues (perita em Esclerose Múltipla).

 

Esta data comemorativa pretende despertar e alertar a população para a importância de apoiar e melhorar a qualidade de vida das pessoas que sofrem com esta doença, que já atinge cerca de oito mil casos em Portugal e mais de dois milhões no mundo.

 

A Esclerose Múltipla é uma doença inflamatória, caracterizada pela desmielinização e neurodegeneração no Sistema Nervoso Central. É diagnosticada a partir de uma combinação de sintomas e da evolução que a doença apresenta na pessoa afetada, com recurso a exames clínicos/exames complementares de diagnóstico (Ressonância Magnética Nuclear, Estudo de Potenciais Evocados e Punção Lombar).

 

No SESARAM, estão diagnosticados 112 doentes com Esclerose Múltipla, uma doença predominante nos adultos, com idades entre os 20 e os 40 anos, e que afeta maioritariamente pessoas do género feminino.

 

As manifestações clínicas da esclerose múltipla variam desde alterações motoras, sensibilidade, visuais, cognitivas, entre outras.

 

A terapêutica utilizada para o tratamento desta doença tem como principal objetivo controlar a atividade da doença no sentido de atrasar a progressão da incapacidade dos doentes, a prevenção dos surtos e controlo dos sintomas.

 

O secretário regional da Saúde, Pedro Ramos, visita o stand amanhã, 4 de dezembro, pelas 11h30, no hall de entrada do Hospital Dr. Nélio Mendonça.

 

In “JM-Madeira