Nos últimos quatros anos, o Serviço de Saúde da Região já tratou/curou 278 doentes com Hepatite C, num investimento global de 5 933 061 euros. Até ao final de 2018, prevê-se que outros 31 doentes iniciem o tratamento.

Estes números foram hoje revelados em nota do gabinete de comunicação da presidência do Governo, anunciando que Miguel Albuquerque preside, amanhã, 3 de outubro, pelas 14.30 horas, na sala de conferências do Hospital Dr. Nélio Mendonça, à apresentação pública do projeto de eliminação da Hepatite C na RAM.

O projeto de eliminação da Hepatite “é inovador no país e na Europa”, refere a mesma nota, apontando que “o objetivo do mesmo é eliminar, até 2030, a Hepatite C na Região Autónoma da Madeira, indo assim ao encontro das orientações emanadas pela Direção Geral da Saúde e OMS. Vítor Pereira, médico do Serviço de Gastrenterologia do SESARAM, apresenta o projeto.

Estima-se que em Portugal faltarão diagnosticar e/ou tratar aproximadamente 80 000 infeções pelo VHC. As estratégias de diagnóstico precoce atuais, baseadas no questionário oportunístico aplicado ao utente acerca dos comportamentos de risco para o CHC, têm falhado na identificação de uma grande parcela dos utentes infetados”.

As ações serão dinamizadas em meio hospitalar (consulta e urgência), nos centros de saúde, na Unidade de Tratamento da Toxicodependência, nas farmácias comunitárias, no Estabelecimento Prisional do Funchal, nas clínicas de diálise e na comunidade de forma geral.

In “Funchal Notícias”