Para assinalar o Dia Mundial do Coração e alertar, ao mesmo tempo, para uma prevenção continuada das doenças cardiovasculares, a delegação da Madeira da Fundação Portuguesa de Cardiologia promoveu esta tarde uma sessão de educação para a saúde.

Tratou-se, como referiu António Almada Cardoso, presidente da delegação, de uma conversa informal, cuja primeira sessão teve como tema central o papel da nutrição na prevenção secundária, designadamente após o enfarte do miocárdio.

 “Fazemos muitas campanhas de prevenção primária, ou seja, prevenir a doença cardiovascular antes do seu aparecimento”, explicou o cardiologista João Adriano Sousa, “Neste caso, trata-se de uma prevenção secundária, que visa sobretudo os doentes que já tiveram eventos cardiovasculares. A nossa ideia agora é fazer o reforço de certas medidas, e fazer com que haja alguma mudança no estilo de vida.”

O nutricionista Bruno de Sousa frisou que existe, após um primeiro evento cardiovascular, uma maior probabilidade de repetição deste tipo de episódios. “É por isso necessário, não apenas um cuidado com a medicação, mas também com os estilos de vida, não só na alimentação, mas também com a atividade física”, referiu.

A iniciativa vai repetir-se nas últimas quintas-feiras de cada mês, em parceria com o Serviço de Cardiologia do SESARAM, sendo que cada sessão será dedicada a um tema diferente.

In “JM-Madeira”