Em virtude do aumento do número de atendimentos registados no Serviço de Urgência do Hospital Dr. Nélio Mendonça, nos últimos dias, o Serviço de Saúde da RAM (SESARAM, E.P.E), considera importante reforçar a seguinte informação:

 

 

O Serviço de Urgência do Hospital Dr. Nélio Mendonça, registou desde o passado dia 3 de agosto até às 19h00, do dia 6 de agosto, mais de 1.200 atendimentos. A maioria são pessoas com mais de 65 anos de idade com sinais e sintomas associados às elevadas temperaturas registadas na Região Autónoma da Madeira, nos últimos dias.

 

Atendendo às condições meteorológicas registadas, o Serviço de Saúde da RAM relembra a importância da adoção das seguintes medidas, nomeadamente:

 

- Beber água, mesmo quando não tem sede;

 

- Permanecer em ambientes frescos ou com ar condicionado;

 

- Sempre que necessário procurar locais climatizados;

 

- Evitar a exposição direta ao sol;

 

- Usar roupa de algodão larga, leve e fresca;

 

- Usar chapéu de abas largas e protetor solar;

 

- Fazer refeições mais leves e comer mais vezes ao dia;

 

Nos grupos mais vulneráveis, como crianças, idosos, doentes crónicos, grávidas, pessoas com mobilidade reduzida, os cuidados devem ser redobrados, nomeadamente uma correta hidratação, evitar exposição solar e não ingerir bebidas alcoólicas ou muito açucaradas.

 

Esta informação deve ser complementada com a leitura atenta do folheto informativo, em anexo, "Verão! Saudável e Seguro, do Instituto de Administração da Saúde.

 

http://apps.iasaude.pt/verao/

 

In “JM-Madeira”