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Foi ontem apresentado, na sala de conferências do Hospital Dr. Nélio Mendonça, o novo Portal do Utente, ferramenta digital que possibilita aos utilizadores do Serviço Regional de Saúde de usufruírem de forma imediata a um conjunto de informações pessoais, sempre que sejam necessárias consultar.

Traduzindo por miúdos, e caso seja utente do SESARAM, saiba que não precisará de se dirigir aos hospitais e centros de saúde da Região se o assunto for meramente burocrático.

A nova funcionalidade estava já operacional desde o passado dia 6 de Junho, mas só ontem foi revelada publicamente. Como novidade, este serviço possibilita o acesso do utente à sua informação clínica desde a nota de alta da urgência, até à consulta dos meios complementares de diagnóstico e terapêutica.

 “Isto tem uma grande vantagem, porque, por exemplo, um utente que vá para o continente ou outro país e que por acaso tem algum azar, em vez de andar com a documentação toda em papel sabe que poderá aceder via Internet ao seu processo, em qualquer dispositivo”, explicou o coordenador do Núcleo de Informática do SESARAM, Carlos Martins.

Segundo o responsável, este portal “vai facilitar” a vida dos utentes, sendo que desde o dia 6 de Junho “já houve um incremento de 1.600 novas inscrições, nem todas ‘online’, mas que ainda assim resultam dessa facilidade”.

 “Além da inscrição há a possibilidade de consultar a informação clínica, nomeadamente a nota alta da urgência, em casa, escusando assim levar o papel, podendo muito bem no seu conforto em casa, entrar no portal e consultar o tratamento que lhe foi dado, com mais calma”, explicou Carlos Martins, salientando que essa informação será apresentada em forma de “resumo e conforme for decidido internamente”, isto para não confundir os utentes com uma linguagem muito técnica.

E as consultas externas?

O novo portal não chega até aos utentes das consultas externas, uma questão que foi colocada oportunamente após a apresentação. Carlos Martins explicou que esse ‘upgrade’ seria “importante”, pois “está a ser usado muito papel” no SESARAM, mas por “complicações tecnológicas” não existe “ainda” a possibilidade de chegar a todos os serviços.

 “A informatização é um dos suportes fundamentais para o desenvolvimento das unidades e instituições de saúde, porque permite uma melhoria na comunicação interna, o que é bom para os profissionais, entre os serviços. Estes suportes das tecnologias já estão bem desenvolvidos pelo serviço de informática da nossa instituição, permitindo uma melhoria na comunicação externa”, resumiu o responsável pela Saúde da Região, enfatizando a proximidade com os utentes enquanto apresentava a nova acessibilidade.

RÚBEN SANTOS

In “Diário de Notícias”