O Serviço de Urgência do Hospital Dr. Nélio Mendonça vai reforçar as condições de permanência dos acompanhantes dos utentes.

A informação foi dada pelo gabinete de comunicação do hospital, que refere que a partir de hoje todos os acompanhantes dos utentes (adultos e pediátricos) do Serviço de Urgência do Hospital Dr. Nélio Mendonça, terão que identificar-se na secretaria do Serviço de Urgência, onde lhe será dado uma vinheta de identificação o qual deverá ser fixado na roupa de forma visível.

O objetivo, refere comunicado da instituição, é garantir uma melhor prestação de cuidados de saúde e o bem-estar dos utentes.

 “Após este procedimento administrativo, o acompanhante devidamente identificado, pode entrar no Serviço de Urgência e permanecer junto do seu utente, sempre que seja possível”, lê-se na mesma nota.

Acrescenta que no interior do Serviço de Urgência, o acompanhante deve respeitar e acatar com as instruções e indicações dos profissionais de serviço e relembra que não é permitido a presença de acompanhantes nas áreas clínicas assinaladas com a seguinte indicação: " Sala de Tratamento"; "Sala de Cirurgia"; "Sala de Pequena Cirurgia"; "Sala de Recuperação" e "SO".

Uma medida que vai ao encontro da política interna de segurança e de combate às infeções e está enquadrada na defesa dos direitos dos utentes.

A instituição acrescenta que “todos os utentes internados no Serviço de Urgência, adultos e crianças, têm direito a um acompanhante e em algumas situações clínicas, com a devida autorização do médico, o utente pode eventualmente ter até dois acompanhantes”.

No que toca à “gestão dos acompanhantes do utente é feita pelos próprios, isto é, caso um outro elemento da família e/ou amigos manifeste interesse em visitar o utente, só poderá fazê-lo, mediante troca com o acompanhante já previamente identificado e após comunicação na secretaria do Serviço de Urgência”, conclui o comunicado.

In “JM-Madeira