Projeto da Cruz Vermelha sai este ano do Funchal e visita Santana

'Socorrendo Brincando' é o projeto da Cruz Vermelha para formar os mais novos. Este ano, há 80 inscritos.

Há cinco anos que o 'Socorrer Brincando' envolve crianças e jovens numa série de atividades, com o intuito de transmitir alguns pequenos gestos que podem ajudar a salvar uma vida.

A 5.ª edição da atividade promovida pela Delegação da Madeira da Cruz Vermelha Portuguesa arrancou esta quarta-feira e contará com quatros ações de formação, em que cada uma se prolonga durante três dias, num total de nove horas.

Segundo Manuel Rui Nunes, presidente da Delegação da Madeira da Cruz Vermelha, esta iniciativa “nasceu da necessidade de transmitir aos mais pequenos os conhecimentos mais elementares dos primeiros socorros”.

 “Às vezes, são as crianças que estão em casa com uma pessoa mais idosa e, por isso, têm que ter noção de como se chama o 112, por exemplo. Isso é muito importante e nós insistimos muito nisso”, sublinha.

De acordo com o presidente da instituição, a iniciativa tem sido um sucesso e tem tido muita procura, o que levou a que este ano se aumentassem as vagas disponíveis, de 15 para 20, as quais foram, uma vez mais, totalmente preenchidas. Para além do mais, este ano o 'Socorrer Brincando' conta com uma novidade. É a primeira vez que o projeto sai do Funchal e ruma até Santana. Em parceria com a Associação Cidade Solidária, a Cruz Vermelha realizará várias ações, nos dias 31 de julho, 2 e 3 de agosto na costa norte da ilha.

“Se resultar, nos próximos anos havemos de ter a possibilidade de levar esta atividade a outros concelhos. Seria muito interessante, não só para as crianças e jovens, mas é também uma maneira de a Cruz Vermelha levar o seu trabalho para fora da cidade”, conclui.

Edna. Baptista

In “JM-Madeira