O Verão já arrancou, por isso, é tempo de começar a proteger a pele dos Raios Ultravioletas (UV) que têm apresentado um risco muito elevado na Madeira e no resto do país.

Lembre-se que não é preciso estar um dia de sol para que tome as medidas adequadas no que diz respiro à protecção da pele. Em dias de nebulosidade os raios UV também fazem das suas, sendo reflectidos através das nuvens, sem que se aperceba do perigo sendo necessários redobrar os cuidados com a exposição solar. E por exposição solar entenda qualquer actividade feita ao ar livre, seja uma caminhada, uma ida ao café, ao cabeleireiro ou até mesmo as actividades normais do dia-a-dia, como a ida para o trabalho.

As doenças associadas à radiação ultravioleta não se manifestam no imediato, sendo por isso, difícil de detectar. Daí que a prevenção seja a melhor forma de desfrutar de um Verão saudável.

Chapéu

Mais do que um acessório de moda, o chapéu é uma óptima forma de protecção contra os raios UV. Seja qual for o estilo é um bom aliado para os dias de Verão.

Óculos de Sol

A protecção dos olhos contra o sol e os raios UV, é tão fundamental quanto o resto do corpo. A escolha deste acessório de moda, imprescindível, nos dias mais quentes, deverá ter em conta lentes com protecção ultravioleta.

Protector solar

Durante o Verão, o protector solar deve fazer parte dos objectos do dia-a-dia, com aplicação diária, mesmo não estando na praia. Isto porque todo o sol que apanha, ajuda a envelhecer a pele, seja durante a condução, através do reflexo do para-brisas, ou numa ida ao café. As crianças e os idosos deverão optar por um protector com factor de protecção 50.

Roupa leve e fresca

Com o calor vem as altas temperaturas e, nessa altura, a indumentária tem influência no estado de espírito de cada um. É importante optar por roupa leve, fresca e confortável, preferencialmente de algodão, linho e algumas malhas, por serem tecidos que facilitam a respiração da pele. Em relação às cores, quanto mais coloridas forem as peças, mais fresca e alegre poderá sentir-se.

Água e líquidos

A ingestão de líquidos é fundamental para a hidratação do corpo, muito mais quando se trata de dias quentes e passados ao sol. Não deve beber apenas quando sentir sede, pois a sede é já um sinal de desidratação. Opte por ingerir líquidos durante todo o dia, desde água, chá ou sumos.

Caminhadas e exercícios

As caminhadas e os exercícios físicos são bons aliados para a perda ou manutenção do peso, além de serem importantes para a quebra do sedentarismo. No entanto deve evitar fazê-los nas horas de maior exposição solar. O ideal deverá ser de manhã e ao fim do dia, alturas em que a temperatura está mais fresca.

Alimentação saudável

Com o tempo quente chega também a vontade de consumir produtos calóricos, como os gelados, os petiscos e as bebidas alcoólicas, entre outros, uma verdadeira ‘dor de cabeça’ para a dieta e o regime alimentar.

O truque para um Verão saudável é apostar em saladas, grelhados, legumes frescos e fruta.

Crianças e idosos vulneráveis

As crianças e os idosos são os mais vulneráveis ao calor e às altas temperaturas, sendo necessário redobrar os cuidados não só com a exposição solar, mas com os factores de risco associados, como seja a proteção da pele e a hidratação.

In “Diário de Notícias