O Serviço de Saúde da RAM (SESARAM), para assinalar do Dia Mundial da Hemofilia, comemorado amanhã, dia 17 de Abril, promove uma actividade recreativa dirigida aos doentes hemofílicos, e respectivos familiares, acompanhados pelo Serviço de Sangue e Medicina Transfusional do SESARAM.

 

O programa, dinamizado em parceria com a Câmara Municipal de São Vicente, reúne cerca de 32 participantes, pacientes com hemofilia, familiares e profissionais de saúde para uma visita ao concelho de São Vicente.

 

O grupo parte do Hospital Dr. Nélio Mendonça, pelas 14h:00 horas, com destino ao concelho de São Vicente, onde haverá lugar a uma ida às Grutas de São Vicente e para a realização de um lanche/convívio.

 

O secretário regional da Saúde, Pedro Ramos, unir-se-á a esta iniciativa que pretende agregar actividades educativas e recreativas, visando a integração dos vários intervenientes que lidam com esta doença rara.

 

A hemofilia é uma doença crónica e uma deficiência orgânica congénita no processo da coagulação do sangue. É uma doença hereditária, transmitida pelas mulheres, que surge quase exclusivamente nos indivíduos do sexo masculino e caracteriza-se pela ausência ou acentuada carência de um dos factores da coagulação.

 

No SESARAM, informa o respectivo gabinete de comunicação, existem alguns doentes hemofílicos, crianças e adultos, que são acompanhados por uma equipa multidisciplinar, constituída por médicos, enfermeiros e psicólogos.

 

LUÍS ROCHA

 

In “Funchal Notícias”