Congresso internacional terá lugar entre 21 de 23 de junho no Hotel Saccharum

Em junho, mais de uma centena de investigadores e especialistas em doenças autoimunes, com especial enfoque no lúpus, vão reunir-se na Calheta.

Na Madeira surgem, em média, sete novos casos de lúpus por ano e estima-se que sejam mais de três centenas os madeirenses que sofrem desta doença crónica que se caracteriza pela produção excessiva de anticorpos contra as próprias células do organismo e que atinge com maior incidência o sexo feminino.

 

Devido à sua complexidade, o primeiro diagnóstico nem sempre é claro e fácil, sobretudo para os N médicos mais jovens e menos experientes, o que, para a comunidade científica, é um problema que pode ser ultrapassado com a realização de congressos como este que vai acontecer, de âmbito internacional, entre os dias 21 e 23 de junho, no Hotel Saccharum, na Calheta.

 

Organizado pelo Núcleo de Estudos de Doenças Auto-Imunes (NEDAI) da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna (SPMI) e pelo Centro Graham Hughes, o Madeira Lupus Clinic acontece pela segunda vez (a primeira foi em 2016) e a sua coordenação está a cargo do médico Jorge Martins.

 

Reunindo cerca de 120 especialistas, entre eles alguns dos mais prestigiados médicos ao nível internacional que se dedicam às doenças autoimunes, Jorge Martins refere que a importância deste evento reside sobretudo no facto de, durante três dias (apesar de no primeiro dia ser só a cerimónia de abertura), trocarem-se ideias, conhecimentos e divulgar-se estudos que poderão ajudar os médicos a fazer um diagnóstico mais rápido e, consequentemente, proporcionar uma maior qualidade de vida aos doentes.

 

Aliás, é por esta razão que, no dia 22 de junho, terá lugar um curso subordinado ao tema “Como encontrar um doente com doença autoimune” dirigido a médicos das mais variadas especialidades (medicina geral e familiar, neurologia, cardiologia, gastrenterologia, dermatologia, hematologia, oftalmologia, medicina interna e reumatologia).

 

Uma espécie de “conferência mais alargada”, dividida por mesas redondas que começarão às 09h00 e terminarão às 16h30.

 

Dando primazia aos trabalhos científicos que são desenvolvidos nesta área, esta segunda edição do Madeira Lupus Clinc terá ainda uma novidade.

 

Trata-se da realização de um concurso com os trabalhos expostos que, depois de selecionados, serão ouvidos na sessão final deste congresso.

 

GRAHAM HUGHES ABRIRÁ CONGRESSO

 

De acordo com o programa, que se encontra já fechado, a cerimónia de abertura do Madeira Lupus Clinic acontecerá às 18h00 e ficará por conta do médico internista Faustino Ferreira, seguida da intervenção do responsável pelo The London Lupus Centre, o conceituado especialista em Lúpus, Graham Hughes.

 

Unidade de Doenças Autoimunes continua à espera de “luz verde”

 

O médico Jorge Martins, antigo coordenador da Consulta de Doenças Autoimunes do Hospital dos Marmeleiros, luta, há já alguns anos, para que seja implementada a Unidade de Doenças Autoimunes na Região.

 

Embora a Unidade Graham O Hughes de Doenças Autoimunes já tenha sido aprovada, em 2015, o médico, apesar de já não fazer parte da coordenação da Consulta de Doenças Autoimunes, continua à espera da sua concretização.

 

Apontando o dedo à direção clínica, Jorge Martins diz não entender porque esta se recusa a efetivar a Consulta de Doenças Autoimunes para uma Unidade. Esta alteração, na sua opinião, representaria sobretudo menos encargos para o Serviço Regional de Saúde, já que se evitaria o envio de doentes para os centros de referência existentes no continente português. JM

 

Lúcia M. Silva

In “JM-Madeira”