Daniel Sampaio regressa na próxima semana à Madeira para participar no XXIX Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Psiquiatria da Infância e da Adolescência e ao mesmo tempo vai aproveitar a deslocação para apresentar o seu mais recente livro e para participar num encontro com pais e alunos da Escola Básica do 2.º e 3.º Ciclos do Caniço.

O médico psiquiatra é um dos maiores especialistas portugueses em terapia familiar, sendo conhecido sobretudo o seu trabalho com os adolescentes. Estará no dia 12 no Caniço, pelas 15 horas, e no dia 13, pelas 19h30, na Fnac Madeira, onde dará a conhecer o seu mais recente livro com a ajuda de Maria João Beja. Já o congresso, este ano intitulado ‘Entre levadas e veredas... Os caminhos da saúde mental na infância e adolescência’, realiza-se nos dias 12, 13 e 14 de Abril na Casa de Saúde Câmara Pestana. Lá o psiquiatra vai abordar os caminhos da saúde mental na escola.

 

Depois de várias obras publicadas, Daniel Sampaio regressou à escrita com ‘Do Telemóvel para o Mundo - Pais e adolescentes no tempo da Internet’, mais um passo para ajudar as famílias a lidar com a problemática da relação dos jovens com a Internet e com as redes sociais.

 

Publicado pela editora Caminho, este novo livro começa por enquadrar sociologicamente o tema para depois deixar um conjunto de perguntas com respostas sobre como lidar com as situações no quotidiano, sem colocar em causa o benefício no acesso ao conhecimento que proporcionam. A abordagem de Daniel Sampaio não esquece no entanto os perigos e malefícios da utilização indevida das novas tecnologias, nomeadamente na questão da intimidade dos jovens. A obra é enriquecida ainda com uma parte dedicada à relação dos adolescentes e dos educadores com a sexualidade, as drogas e o álcool, acompanhada de relatos de casos clínicos.

 

Professor Catedrático de Psiquiatria da Faculdade de Medicina de Lisboa, fundador da Sociedade Portuguesa de Terapia Familiar, Daniel Sampaio tem coordenado no Hospital de Santa Maria unidades de intervenção para adolescentes em crise. ‘Vozes e ruídos - Diálogos com adolescentes’, ‘Inventem-se novos pais’, ou o mais recente ‘Da família, da escola, e umas quantas coisas mais’ estão entre os mais de 20 livros publicados. Lá está também ‘A cinza do tempo’, uma compilação de crónicas onde o médico escreve sobre a família, a adolescência e o universo de temas entre estes dois.

 

Na visita de estreia à Escola de 2.º e 3.º Ciclos do Caniço, Daniel Sampaio vai intervir em dois momentos, num primeiro para os alunos de 9.º ano e num segundo para pais e professores. O encontro com o psiquiatra está a ser promovido pelo Gabinete de Psicologia da instituição de ensino e é apenas para a comunidade da escola. Pretente por um lado contribuir para uma melhor preparação dos alunos para enfrentar os desafios do Mundo e por outro preparar professores e pais para melhor educar e acompanhar os adolescentes nesta ‘viagem’. Ambos partem do tema ‘Do Telemóvel para o Mundo’, embora com linguagens e conteúdos diferenciados.

 

In “Diário de Notícias”