Objetivo é que utentes não tenham de esperar pelo reembolso

 

O Secretário regional da Saúde esteve reunido com presidente do conselho diretivo da ADSE, em Lisboa.

 

O secretário regional da Saúde, Pedro Ramos, deslocou-se a Lisboa onde esteve ontem reunido com o presidente do conselho diretivo do Instituto de Proteção e Assistência na Doença, IP – (ADSE, IP) Carlos Batista.

 

De acordo com o gabinete de comunicação da Secretaria Regional da Saúde, “em cima da mesa estiveram questões relacionadas com o novo regulamento do regime de benefícios do sistema de saúde da ADSE, que deveria ter entrado em vigor a 1 de janeiro de 2018”.

 

A mesma fonte afirma que, no referido encontro, o presidente da ADSE, Carlos Batista, prometeu ao secretário novos acordos com entidades privadas da Região.

 

Recorde-se ainda que, “em virtude dos atrasos na publicação da nova legislação nacional, a Região viu-se obrigada a assumir os reembolsos das despesas com cuidados de saúde destes beneficiários, substituindo-se à ADSE, IP e protegendo todos os beneficiários deste subsistema residentes na Madeira”, acrescentou a Secretaria da Saúde. No dia de ontem, o presidente do conselho diretivo da ADSE prometeu ao secretário regional da Saúde, Pedro Ramos, que esse dinheiro será reembolsado.

 

Ficou ainda decidido que o regime será aplicado de forma a que os utentes da Madeira possam beneficiar da ADSE de forma semelhante aos utentes do continente e não tenham de pagar adiantado, para depois serem reembolsados.

 

Assim que a legislação seja acionada ao nível nacional, devendo ir amanhã a Conselho de Ministros, o presidente do conselho diretivo da ADSE deverá visitar a Região Autónoma da Madeira, para que os novos acordos sejam formalizados.

 

Cláudia Ornelas

 

In “JM-Madeira”