Primeira fase contempla o telhado imprescindível para a segunda fase em 2019

 

A reabilitação do Hospital dos Marmeleiros começa em maio próximo. Primeiro vão ser arranjados os exteriores e numa outra fase os interiores.

 

As obras do Hospital dos Marmeleiros, no Monte, vão arrancar em maio. A empreitada, agora adjudicada por 870 mil euros, contempla os exteriores (fachadas e cobertura) e deverá estar concluída em oito meses, para depois ser lançado o concurso para a segunda fase, no interior do edifício.

 

Amílcar Gonçalves, secretário regional dos Equipamentos e Infra-estruturas, sublinha que a recuperação desta unidade hospitalar é uma das prioridades deste Governo. Recorda o caminho percorrido, lembrando que os procedimentos se revelaram algo morosos, atendendo a que “se trata de uma intervenção numa unidade de saúde, o que obriga sempre a outros cuidados. E atendendo também à antiguidade do edifício”.

 

A empreitada contempla trabalhos de recuperação e substituição da cobertura em telha, incluindo a estrutura de suporte e a reposição de impermeabilizações e caleiras, assim como de pintura de todas as fachadas exteriores e a substituição dos vãos de madeira (nas janelas) existentes por vãos de alumínio, de modo a proporcionar não só melhor conforto térmico e acústico, como também maior segurança, dada a altura do edifício, com a colocação de limitadores de abertura.

 

Outra empreitada, já em curso, passa pela renovação da rede de esgotos, que irá ajudar paralelamente na consolidação do talude sul, e outra, a realizar em breve, que consiste na recuperação florestal dos taludes a sul e norte do imóvel. A renovação da rede de esgotos custará 80 mil euros enquanto a reflorestação dos taludes a norte e a sul, de modo a garantir a estabilidade dos mesmos, bem como a defesa em termos de incêndios relativamente ao hospital, está orçada em cerca de 100 mil euros.

 

Finda a segunda fase, iniciar-se-á a reabilitação do interior, focada, sobretudo, na questão funcional do edifício, na situação da segurança contra incêndios e nas acessibilidades. A mudança do telhado revela-se indispensável para que esta fase possa acontecer. “O contrário seria 'jogar dinheiro fora'”, sublinha Amílcar Gonçalves.

 

JM Sublinha Amílcar Gonçalves

 

Saúde é setor prioritário na Região

 

secretário regional dos Equipamentos e Infraestruturas diz que este investimento comprova “a forte aposta que o Governo Regional tem feito na reabilitação de várias unidades de Saúde”.

 

O governante sublinha que a lista de trabalhos é extensa, estando previsto o lançamento a concurso público de diversas O obras no setor, com destaque para o novo hospital da Madeira.

 

Amílcar Gonçalves lembra que “em 2016 e em 2017, tiveram lugar várias obras de beneficiação em centros de saúde. E em 2018 e 2019, outros investimentos avançarão”. Relativamente à pertinência da obra dos Marmeleiros, o governante refere que apesar de estar projetado um novo hospital, o mesmo nunca estará concluído antes de 2024, pelo que importa proporcionar, enquanto, as melhores condições aos utentes, em todas as unidades de Saúde.

 

Neste sentido, recorda também as várias obras em curso no Hospital Dr. Nélio Mendonça, para além das referidas em centros de saúde. JM

 

870 mil INVESTIMENTO PREVISTO PARA A OBRA NOS EXTERIORES

 

80 mil CUSTO DA INTERVENÇÃO AO NÍVEL DOS ESGOTOS

 

100 mil FLORESTAÇÃO DOS TALUDES PARA ESTABILIDADE E PROTEÇÃO

 

Iolanda Chaves

 

In “JM-Madeira”