Pedro Ramos e Bruno Freitas salientaram números

 

Depois dos inicialmente anunciados 104 novos dadores, os números foram ontem atualizados, aumentando para 119 voluntários que deram sangue pela primeira vez entre os dias 16 e 26 de março.

 

Pedro Ramos, secretário regional da Saúde, e Bruno Freitas, responsável pelo Serviço de Sangue e Medicina Transfusional do Hospital Dr. Nélio Mendonça, salientaram ontem a boa resposta ao apelo lançado pelo SESARAM, que rendeu 119 novos dadores.

 

Numa sessão comemorativa do Dia Nacional do Dador de Sangue, o secretário deixou um agradecimento à população e aos profissionais do SESARAM, pelos números alcançados entre 16 e 26 de março, e que valeram 386 colheitas, após um período em que o Serviço de Sangue “teve a sua autossuficiência posta em causa”.

 

Também Bruno Freitas salientou a “excelente resposta, que proporcionou a reposição dos stocks mínimos”, notando que “a realidade é agora muito melhor do que há duas semanas”.

 

Para o responsável do serviço, contudo, segue-se uma fase não menos importante, de “fidelização” dos dadores.

 

“Esta foi a primeira fase da campanha, de captação de dadores”, disse. “Agora vem um processo mais moroso, que é de retenção dos mesmos. Não interessa fazer este tipo de campanha só numa altura de dificuldades.

 

O que interessa é manter estes dadores, porque, de outra forma, daqui a quatro meses voltaríamos a ter o mesmo problema. Queremos uma fidelização dos dadores, para que sejam regulares e não apenas pontuais”.

 

Marco Milho

 

In “JM-Madeira”